Nota 10

Culturas populares entram em discussão no Cunani

Inventário consiste no estudo histórico e etnográfico e no registro audiovisual das festas religiosas que realizam as folias, práticas culturais seculares, cujos contornos peculiares são resultantes do processo de hibridação sofrido pelas culturas portuguesas, africanas e indígenas, no decorrer da colonização do Brasil.


Acontece hoje e amanhã, em Cunani, município de Calçoene, o II Seminário Patrimônio Cultural e Políticas Públicas para as Culturas Populares, iniciativa da Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular em parceria com aquela comunidade e os organizadores da Festa de Santa Maria. Cunani é uma localidade quilombola.

O seminário é preparatório para o V Encontro de Folias Religiosas do Amapá, previsto para o próximo ano, conforme decisão dos participantes do IV Encontro de Folias, em 2014, no distrito do Carvão, município mazaganense. O eventoem Cunani também é preparatório para a participação do Amapá no Encontro Nacional de Culturas Populares Tradicionais que ocorrerá em Serra Talhada (PE), em novembro do corrente ano.

O Encontro de Folias Religiosas do Amapá é um desdobramento do Inventário de Folias, projeto em execução desde 2009 pela Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular Ponto de Cultura “Povo de Fé e de Festa”. O inventário consiste no estudo histórico e etnográfico e no registro audiovisual das festas religiosas que realizam as folias, práticas culturais seculares, cujos contornos peculiares são resultantes do processo de hibridação sofrido pelas culturas portuguesas, africanas e indígenas, no decorrer da colonização do Brasil.

O Inventário vem produzindo um acervo documental extremamente rico, composto de milhares de fotografias, dezenas de horas de filmagens em formato HD, cópias digitais de documentos impressos e relatórios de trabalho de campo e textos escritos que são disponibilizados à população através da Sala de Folclore e Cultura Popular da Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda.

De cada festa registrada é produzido um vídeo documentário de cerca de 30 minutos e um texto. Os textos apresentam informações basicamente sobre a comunidade: história, geografia, meio ambiente, atrativos turísticos; a festa: descrição de vários elementos como as alvoradas, levantamento e derrubada do mastro, as novenas, formas e mecanismos de organização e sustentabilidade; as folias: letras, ritualística; Comissão de Foliões e de Foliãs: composição, organização, formas de adesão, mecanismos de transmissão do conhecimento, regras de comportamento.

A Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular é uma entidade civil, sem fins lucrativos, atuante desde 2007 na pesquisa e na formação em gestão nas áreas de cultura, turismo e dmeio ambiente.

Na associação o conceito de Folclore é uma ciência que estuda as manifestações das culturas populares, sobretudo as tradicionais, entendidas, por sua vez, como as que preservam como mecanismos de transmissão dos seus conhecimentos a oralidade e o repasse de geração em geração.


Deixe seu comentário


Publicidade