Nota 10

Curta amapaense Tu Oro é selecionado para duas mostras nacionais de cinema

As exibições ocorrem entre os dias 28 de abril e 23 de maio, com sessões gratuitas em mais de cinco cidades


 

O curta-metragem Tu Oro, dirigido pelo cineasta amapaense Rodrigo Aquiles Santos, foi selecionado para duas importantes mostras nacionais de cinema: a Semana Curta TV Pelourinho, na Bahia, e a 9ª Mostra Pajeú de Cinema, em Pernambuco.

 

As exibições ocorrem entre os dias 28 de abril e 23 de maio, com sessões gratuitas em mais de cinco cidades. Na Bahia, a Semana Curta será realizada no Pelourinho, de 28 de abril a 2 de maio. Já a Mostra Pajeú passará por oito cidades do sertão pernambucano: Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Tabira, Solidão e Afogados da Ingazeira.

 

Selecionado entre mais de 800 produções de todo o Brasil, Tu Oro integra a programação de ambas as mostras e reforça a potência do audiovisual produzido na região Norte do país.

 

Sobre o filme

Dirigido e roteirizado por Rodrigo Aquiles Santos, com produção de Rayane Penha, Tu Oro é uma ficção ambientada no período do Contestado Franco-Brasileiro — disputa territorial entre Brasil e França pelo Amapá, no final do século XIX.

 

 

O filme narra a história de um garimpeiro nativo da região sequestrado por um explorador francês, que busca uma lendária mina de ouro. Para impedir o avanço do estrangeiro, o protagonista, vivido por Cláudio Silva, acessa ao seu profundo conhecimento da floresta.

 

O curta se insere no gênero faroeste amazônico e propõe uma perspectiva decolonial da história, em que o personagem local deixa de ser figura passiva e assume o papel de protagonista.

 

A produção é fruto da parceria entre Moov, Catraia Filmes e Associação Giramundo, com apoio da Lei Aldir Blanc e do Laboratório Negras Narrativas 2020, da APAN. As filmagens aconteceram em outubro de 2020, no município de Serra do Navio (AP), com apoio do ICMBio.

 


Deixe seu comentário


Publicidade