Desfile Cívico da rede municipal de ensino de Macapá acontece neste feriado na Av. FAB
O desfile ficará ainda mais bonito com a participação dos escoteiros da Marcílio Dias e desbravadores da Guarda Territorial. Os pelotões seguintes visitarão os projetos desenvolvidos na Educação de Macapá, como os projetos de incentivo à leitura (Proler, Arca das Letras, Japiim, Vagalume, Trilhas, Olímpiada da Língua Portuguesa…)
“Revisitando a Educação da Rede Municipal de Macapá: memórias e saberes”. Esta é a temática que os 1.200 alunos de 44 escolas irão apresentar no desfile de 7 de setembro. Divididos em 10 pelotões, a intenção da prefeitura é resgatar os projetos sociais, culturais, desportivos e pedagógicos executados nas escolas e pela Secretaria de Educação, além de exaltar a volta dos desfiles cívicos para a Av. FAB, após mais de vinte anos, valorizando a tradição que fez parte do berço cívico amapaense. A Semed propõe resgatar os desfiles cívicos escolares das décadas de 60 e 70. Os estudantes abrirão o evento com marcha e evoluções, uniformes antigos, banda marcial, resgate do pelotão de educação física, bicicletas, bambolês, pompons.
O desfile ficará ainda mais bonito com a participação dos escoteiros da Marcílio Dias e desbravadores da Guarda Territorial. Os pelotões seguintes visitarão os projetos desenvolvidos na Educação de Macapá, como os projetos de incentivo à leitura (Proler, Arca das Letras, Japiim, Vagalume, Trilhas, Olímpiada da Língua Portuguesa…); darão visibilidade às iniciativas de saúde e meio ambiente, com importantes parcerias, como Samuzinho, Programa Saúde na Escola, Alimentação Escolar, “Macapá mais bonita, sem dengue e sem zica”, dentre outros; o esporte e lazer também serão apresentados, por meio do Atleta e Olimpíadas na Escola, Colônia de Férias, Desafios da Inclusão; a Cultura terá destaque com o projeto Consciência Negra, Batuque e Marabaixo no Fazer Pedagógico, Festa Junina, Folclore, Festival de Dança e Cantata Natalina.
Terão também os programas de acesso à ciência, tecnologia e cidadania desenvolvidos em parceria: TIM Faz Ciência, Lousas Eletrônicas, Fetran (Polícia Rodoviária Federal), Jovem Empreendedor (Sebrae), Um por todos e todos por um (Controladoria Geral da União), Praadis, Programa Nacional Caminho na Escola e Macapá Município Alfabetizado. A participação das escolas no desfile cívico, mais do que uma prática comemorativa pela passagem da Semana da Pátria, constitui-se em uma oportunidade de reflexão e socialização dos projetos pedagógicos inovadores voltados para a qualidade social da educação.
Deixe seu comentário
Publicidade