Dia de São José: família de marabaixeiros mantém tradição de festejo em honra ao padroeiro do Amapá
Programação reúne famílias, devotos e a comunidade em geral
O Dia de São José, celebrado no dia 19 de março é uma tradição que fortalece a fé religiosa dos amapaenses. O santo protetor dos trabalhadores e da família reúne todos os anos milhares de devotos que comemoram a data para agradecer e pedir a intercessão do santo padroeiro.
Com o apoio do Governo do Estado, que incentiva as tradições culturais amapaense, a família da mestra marabaixeira, dona Naira Paula Sena de Sousa, de 69 anos, realiza mais o evento religioso em honra a São José, a festa é celebrada todos os anos com uma extensa programação durante todo o dia 19, que conta com Ladainha, Folia de São Joaquim do Curiau, danças e apresentações do marabaixo e batuque.
Dona Naira, é mãe de quatro filhos, tem 7 netos e 12 bisnetos, todos acompanham e participam da programação que acontece na casa da matriarca. Ela conta que o festejo é uma tradição que passa de pai para filho, o marabaixo e o batuque fazem parte das homenagens ao santo padroeiro e que a fé mantém viva a raiz cultural de seus antepassados.
“São José é o protetor das famílias e dos trabalhadores, com fé e oração eu fiz um pedido ao santo e recebi a graça. “Então, além de ser um costume da minha família, prometi que enquanto eu viver darei continuidade a essa festa linda de nosso padroeiro com muita alegria. Este ano recebi a graça de poder receber a imagem do santo em minha casa”, disse emocionada a marabaixeira.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), destinou para o festejo estrutura, tendas e sonorização. No dia 19, às 9h é servido um café da manhã, às 12h almoço, 19h ladainha em honra a São José, em seguida acontece a Folia de São Joaquim do Curiau, 20h jantar para os participantes e, após, o festejo continua com danças do marabaixo e batuque até a meia noite.
“O incentivo garantido pelo Governo do Estado às festividades é o reflexo do compromisso da gestão em reconhecer a importância dessas manifestações mantidas pela iniciativa popular ao longo das gerações. A participação do Estado é fundamental para assegurar as realizações do calendário cultural do Amapá” pontua a secretária de Estado da Cultura, Clícia Vieira Di Micelli.
Assim como em todas as cidades da Amazônia, no Amapá o folclore é forte e possui diversas influências: indígenas ou africanas e religiosas. A centenária festa de São José, Marabaixo, Batuque e a Festa de São Tião são algumas das festas que fazem parte da cultura amapaense. Ao longo do ano, são realizados eventos na capital do Estado e no interior que valorizam e ajudam a preservar as tradições da raiz cultural.
Confira a programação
O festejo em honra a São José, será realizado na residência da mestra marabaixeira, dona Naira. O endereço: Travessa Leão Zagury, nº 69, bairro: Jardim Felicidade I, próximo a Igreja Santa Cruz.
9h – Café da Manhã
12h – Almoço
19h – Ladainha e Folia de São Joaquim do Curiau
20h – Jantar
A pós a Ladainha, danças e apresentações do marabaixo e batuque.
Deixe seu comentário
Publicidade