Dia do Poeta é comemorado no Mercado Central
Evento reuniu artistas da literatura, música e teatro na principal vitrine de cultura da cidade
Nesta quinta-feira (24), a Prefeitura de Macapá realizou o evento “Poesia no Mercado” em comemoração ao Dia Nacional do Poeta no Mercado Central. O evento foi executado pela Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) e reuniu artistas da literatura, música e teatro.
O objetivo foi aproximar o público da arte local e celebrar a produção literária e cultural da cidade com apresentações de poesia, música e teatro.
Na literatura, artistas como Benedito de Queiroz, Alda Sirlene, Gabriel Yared, Manoel do Vale e Lua Maria declaram poesias. Na música, Jota Mambembe fez um pocket show. E no Teatro a Companhia SuperNova realizou algumas performances.
A Social Media Renata Rodrigues, de 24 anos, apreciou o evento curtindo a noite no Bar Du Pedro. Ela conta o que achou do evento dedicado à poesia, à literatura, à música, às artes.
“Eu não sabia do evento, mas eu fiquei muito feliz quando eu cheguei aqui e percebi que ia ser um evento de poesia, porque eu gosto muito e eu acho importante dar espaço para os nossos artistas locais de mostrarem sua arte, de mostrarem sua poesia. Eu acho que é realmente um tipo de arte que a gente não presencia tanto, e acho importante trazer isso para as pessoas, sabe? E eu fiquei muito feliz de chegar aqui e ver essas apresentações”, contou Renata.
Para a artista visual Maria Lopes, de 44 anos, o trabalho com arte instalação, que fez há mais de 7 anos, hoje teve como cenário a principal vitrine de cultura da cidade, na frente do Rio Amazonas, o Mercado Central.
“Quando a gente comunica as artes, há essa interação entre elas, tanto as artes visuais, quanto a plástica, quanto as outras artes. Hoje eu fiz a instalação maré de literatura com poemas do Manuel do Valle e as cartas de Benedito Alcântara e a fotografia da Rai, com essa pegada da regionalidade da Amazônia. É uma grande honra participar desse projeto nessa noite maravilhosa de lua com apoio da Fundação de Cultura do município”, declara a artista visual.
“Hoje realizamos no Mercado Central poesia no mercado. É um momento de celebração e de homenagear, de fortalecer o movimento literário dentro do município de Macapá e para nos foi um enorme prazer realizar esse evento, de poesia, exposição, música e diversas artes passando por aqui”, afirma a Diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Luara Albuquerque.
Deixe seu comentário
Publicidade