Nota 10

Docente de Enfermagem é homenageada em prêmio nacional

A profa. Dra. Francineide Pereira da Silva Pena, foi uma das homenageadas na edição 2023 do Prêmio Anna Nery.


 

A docente do curso de Enfermagem, Profa. Dra. Francineide Pereira da Silva Pena, foi uma das homenageadas na edição 2023 do Prêmio Anna Nery, concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren). A solenidade ocorreu na última terça-feira (24) em João Pessoa (PB).

 

Criado em 2012, o Prêmio Anna Nery é concedido a enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes do país que, com trajetórias de dedicação e comprometimento, contribuem para o desenvolvimento da profissão. Desde a origem do prêmio, 351 personalidades já foram homenageadas. São profissionais que representam o reflexo da Saúde no país e que contribuem para a qualidade da assistência e da formação, mesmo nos contextos mais adversos.

 

A Profa. Dra. Francineide Pena foi a homenageada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP) e destacou que a premiação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e está muito feliz. “[O prêmio significa] representatividade da enfermagem amapaense, no cenário nacional, no contexto da assistência, pesquisa, ensino e extensão. Contribui para análise de balanço de 34 anos de serviço público em defesa do SUS, para o qual fui formada”, declarou.

 

Quem foi Anna Nery

Anna Justina Ferreira Nery nasceu na cidade de Cachoeira, na Bahia, no dia 13 de dezembro de 1814. Em 1865, ela obteve autorização para o exército durante a Guerra do Paraguai e servir nos hospitais, cuidando dos feridos.

 

Nos campos de batalha, ela se dedica aos feridos e doentes. Organizou hospitais de campanha e criou até mesmo uma enfermaria em sua própria casa. Sensibilizados por tanto empenho e carinho, os militares passaram a chamá-la de mãe.

 

Com o fim da guerra, chegou, no dia 6 de maio de 1870, à cidade do Rio de Janeiro, capital do Império, e recebeu de Dom Pedro II a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária.

 

Anna Nery faleceu no dia 20 de maio de 1880. Desde então, passou a ser considerada a pioneira da Enfermagem no Brasil.

 


Deixe seu comentário


Publicidade