Dom Pedro José Conti declara que prefere continuar no Amapá, como bispo emérito
Chefe católico no estado solicitou renúncia ao cargo, ao Papa Francisco, por ter completado 75 anos de idade, em 10 de outubro
Douglas Lima
Editor
O bispo diocesano de Macapá, Dom Pedro José Conti, que já enviou carta de renúncia ao Papa Francisco, via Nunciatura Apostólica da Santa Sé no Brasil, declarou na manhã desta segunda-feira, 14, na Rádio Diário FM 90,9, que quando deixar o cargo, se a Igreja Católica precisar, ele preferirá continuar morando no Amapá, onde já se encontra há 24 anos.
Dom Pedro Conti solicitou a renúncia de chefe católico no estado do Amapá, ao completar 75 anos de idade, dia 10 passado, em obediência ao Código de Direito Canônico, que estabelece apresentação da carta de renúncia, ao Sumo Pontífice, do bispo que atinge essa faixa etária.
Italiano, Dom Pedro José Conti é o bispo da Diocese de Macapá, desde 29 de dezembro de 2004. Veio oriundo de Conceição do Araguaia, no sul do Pará, onde também fora bispo diocesano, desde 27 de dezembro de 1995. Ele escolheu como lema episcopal a frase do apóstolo Pedro a Jesus: “Senhor, tu sabes que eu te amo”.
Na Diário FM, Dom Pedro revelou que de sua família, na Itália, atualmente existe apenas a irmã mais velha, e que se for do interesse de seu sucessor, poderá ficar no Amapá, como bispo emérito, ajudando em celebrações de Missa e em Confissões, entre outras atividades.
A substituição de Dom Pedro José Conti na Diocese de Macapá não tem data definida. Segundo ele, o certo é que não haverá vacância no cargo, por ser procedimento da Igreja Católica. Ele só sairá mediante nomeação do sucessor. E numa inesperada eventualidade, há o recurso da nomeação de um administrador apostólico.
Deixe seu comentário
Publicidade