Doutorado Interinstitucional em Estudos Literários realiza seminário de pesquisa
Evento ocorrerá dias 19 e 20 de abril de 2023 e apresentará as pesquisas dos 14 alunos da pós-graduação
A literatura no Amapá, a estética em obras literárias digitais e a naturalização do racismo nas obras de José Lins do Rego são algumas das pesquisas que foram desenvolvidas por alunos do Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Estudos Literários, que também são docentes da Universidade Federal do Amapá (Unifap), da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e do Instituto Federal do Amapá (Ifap).
Os resultados das teses de doutorado poderão ser conhecidos no Seminário de Pesquisa “Estudos Literários: espaços e sentidos em convergência”, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de abril de 2023, no auditório do Departamento de Letras e Artes, campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP). As inscrições para o seminário estão sendo realizadas virtualmente, no link https://forms.gle/fBR1xY64cPtutmc18.
O evento celebra o encerramento do convênio realizado em 2017 entre a Unifap e o Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp – campus Araraquara), conceito 6 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Dinter é um programa de doutorado interinstitucional cujo objetivo fundamental é a formação de docentes que atuam no ensino superior público.
O seminário trará a apresentação das 14 teses de doutorado defendidas no Dinter, além de palestras relacionadas com a área de estudos literários. Compuseram o Dinter 11 docentes da Unifap, dois professores da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e uma professora do Instituto Federal do Amapá (Ifap).
Para a coordenadora operacional do Dinter, Profa. Dra. Natali Costa (Unifap), um dos principais resultados do Dinter é a qualificação de docentes de cursos de licenciatura das três instituições públicas de ensino superior amapaenses que formam professores para os ensinos fundamental e médio do estado.
“Essa ênfase para os estudos literários fortalece a área da literatura e na formação de base dos nossos alunos do ensino básico, porque literatura é da área das linguagens. Esses 14 doutores se tornam multiplicadores, tendo em vista que seus alunos, que se formarão professores, darão prosseguimento à formação que esses docentes do Dinter puderam oferecer para eles”, aponta Costa.
Outro impacto é na pesquisa amapaense. “A consolidação dos estudos literários na Amazônia, sobre a Amazônia, sobre o Platô das Guianas, sobre o Caribe, isso é o que a gente tem como resultado de pesquisa doutoral desses 14 professores pesquisadores. A gente sabe que, quando a gente consolida a pesquisa em determinado estado, pois a ciência é fundamental, isso se reflete, com o passar dos anos, em uma melhor qualidade do ensino”, afirma a Profa. Dra. Natali Costa.
A organização do evento tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unifap (PPGLet/Unifap).
Deixe seu comentário
Publicidade