Durante o Startup20, Amapá apresentará toda sua riqueza cultural
Delegações de 19 países poderão conhecer expressões como o marabaixo e a arte indígena
Durante o Startup20, autoridades e representantes de vários países também poderão conhecer a beleza e a riqueza da cultura amapaense. O evento vai reunir 19 delegações estrangeiras e é promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae.
A programação cultural trará grupos de marabaixo, artistas e a exposição ‘Histórias Indígenas’, do artista Yermollay Karipuna. Nos dias do evento, os convidados poderão apreciar a beleza do ritmo e das saias rodadas de marabaixo, assim como poderosos grupos que misturam a exuberância da natureza amapaense a seus enredos tradicionais, como Negro de Nós e Waiana Apalai.
A arte e a poesia tornarão o lugar um recanto cultural com nomes como Cley Lunna, João Amorim, Brenda Melo, Deize Pinheiro, Ariel Moura e o grupo Poetas Azuis. Para a secretária de Estado da Cultura, Clícia Vieira Di Miceli, a oportunidade vai permitir que o mundo conheça o potencial do Amapá nos mais diversos segmentos.
“Além de tratar de assuntos sobre o desenvolvimento verde e sustentável no estado mais preservado do país, somos repletos de expressões artísticas e culturais poderosas. Podemos mostrar o que o Amapá possui, e como gestão governamental, poder levar o trabalho de artistas locais para o mundo é muito importante”, ressalta a secretária.
Exposição “Histórias Indígenas”
Durante o Startup20, nove obras físicas do artista de origem indígena Yermollay Karipuna e uma exposição virtual estarão disponíveis para visita e apreciação na Sala de Exposição do Sebrae.
Yermollay Karipuna nasceu na terra indígena Uaçá, na aldeia Santa Isabel, no município de Oiapoque. O artista entrou em contato com as artes visuais, ao participar de oficinas de arte e educação em movimentos sociais da região.
A exposição “Histórias Indígenas” é inspirada na mitologia e transporta materiais e técnicas ancestrais para uma visão de mundo onde o real e o imaginário se fundem. Suas artes, muitas feitas de pintura em tela, retratam histórias do povo Karipuna de forma contemporânea e simbólica.
Confira a programação cultural completa:
Sexta-feira, 23
12h às 15h30 – Recepção dos membros das delegações no Aeroporto Internacional de Macapá com grupo de marabaixo Filhos do Curiaú;
18h – Abertura do evento com banda Negro de Nós, grupo de dança Waiana Apalai e grupo de marabaixo Raízes da Favela Dica Congó.
Sábado, 24
10h30 – Apresentação de Cley Lunna durante o coffee break
12h30 – Apresentação de Brenda Melo durante almoço
15h30 – Apresentação do grupo de dança Afro Baraká e João Amorim durante o coffee break
Domingo, 25
10h30 – Apresentação de Deize Pinheiro e grupo de dança Afro Baraká no coffee break
12h30 – Apresentação de Ariel Moura e grupo de dança Afro Baraká no almoço
15h30 – Apresentação do grupo Poetas Azuis e grupo de dança Afro Baraká e Waiana Apalai no coffee break.
Deixe seu comentário
Publicidade