Nota 10

‘É uma cultura que passa de geração em geração’, celebra artista sobre a quadra junina

Cláudio Rogério, de 50 anos, já passou por vários grupos juninos durante sua carreira


 

Com grande parte da vida dedicada à quadra junina, Cláudio Rogério, de 50 anos, já passou por diversos grupos e vê a manifestação cultural como algo que atravessa gerações. No Arraiá do Povo, promovido pelo Governo do Amapá, ele atua como consultor temático da quadrilha Simpatia da Juventude, campeã do 6º Forrozão do ‘Primo Sebastian’.

 

 

“A festa junina é uma manifestação cultural brasileira. As pessoas já carregam consigo o hábito de dançar São João desde a escola, quando crianças. E isso vai passando de geração em geração. Muitos brincantes, entre damas e cavalheiros, acabam se conhecendo na quadra junina e constituindo famílias. Isso é muito comum na quadra junina amapaense”, destacou Rogério.

 

Bandeirinhas, roupas temáticas e danças ritmadas são características fortes da cultura de São João. Com 30 anos de carreira, Cláudio lembrou que, mesmo com um dia específico para o quadrilheiro junino, a celebração se estende por todo o mês, movimentando diversos segmentos.

 

“Nessa festa não tem idade, o proibido é proibir. É um mês todo cheio de coisas boas, de mistura da fé, tradição, cultura, gastronomia, enfim, várias manifestações culturais. E o Governo do Estado cumpre o seu papel nesse sentido de investir na cultura popular”, concluiu o consultor.

 

Na sétima noite do Arraiá do Povo, promovido pelo Governo do Amapá, a comemoração do dia do Quadrilheiro Junino lotou a arena da Cidade Junina. O povo esteve presente durante toda a programação para acompanhar as atrações locais e nacionais.

 

A banda pernambucana Fulô de Mandacaru fez o chão tremer com um repertório de forró contagiante. Além deles, o DJ Robson, Rambolde Campos, Osmar Jr., Adenor Monteiro e Ramon Frazelly também se apresentaram, fazendo o público dançar.

 

Arraiá do Povo

O Arraiá do Povo 2024 é organizado pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur). A programação recebe recursos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

 


Deixe seu comentário


Publicidade