‘É uma excelente terapia’, diz professor ao participar de oficina na Casa do Artesão
Atividade faz parte da Semana Estadual do Artesão Amapaense, desenvolvida pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo
Com fios de juta, sementes de paxiúba, paxiubinha branca, contas de madeira e seringa, além de cerâmica e escamas de pirarucu, artesãos e participantes aprenderam técnicas de confecção de colar de mesa nesta terça-feira, 21, na Casa do Artesão.
A atividade faz parte da programação da Semana Estadual do Artesão Amapaense, desenvolvida pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).
Um dos participantes foi o professor de história da arte, Joaquim da Veiga Neto. Ele ficou sabendo da oficina por meio de uma amiga e decidiu encarar o curso.
“Além de agregar conhecimento, aprender a montar estes colares de mesa é uma terapia e uma forma de valorizar a nossa cultura. Outro ponto é a estética decorativa que o objeto traz ao ambiente de casa e do trabalho”, conta.
A artesã Eonice Gomes Cardoso tinha muita curiosidade em aprender a montar os colares, e a oportunidade surgiu em boa hora. “Aproveitei que a oficina é gratuita e vim participar. Quero passar a confeccionar e vender os colares”, ressalta.
A oficina foi ministrada pela professora e artesã Mapige Gemaque. Ela destaca que a montagem de um colar de mesa básico custa em média R$ 35,00, valor das peças utilizadas. Já a venda da peça pronta pode chegar a R$ 120,00.
“É um negócio que gera um bom lucro. A partir de agora, os alunos da oficina que desejam produzir os colares para comercializar, precisam aperfeiçoar cada vez a técnica”, informou a artesã.
O ciclo oficinas de artesanato e manualidades prosseguiu com a oficina de produção de biojoias ministrada pela artesã Luciana Motta, e ocorrerá até a sexta-feira (24) na Casa do Artesão.
Confira as próximas oficinas:
- Quarta-feira, 22
Oficina de Cestaria
Horário: 9h às 12h
- Quinta-feira, 23
Produção de latas decorativas para a Páscoa
Horário: 10h às 12h
- Sexta-feira, 24
Pintura em Cerâmica
Horário: 9h às 12h
Deixe seu comentário
Publicidade