Eclipse Solar Anular poderá ser observado no Monumento Marco Zero do Equador
Com apoio do Governo do Amapá, o projeto ‘Observando no Meio do Mundo’ terá início às 14h30 deste sábado (14), para acompanhar o fenômeno
O Governo do Amapá promove neste sábado (14) a partir das 14h30, no Monumento Marco Zero do Equador, mais uma edição do projeto “Observando no Meio do Mundo”, desenvolvido pelo Clube de Astronomia Mirzam, para acompanhar o eclipse solar anular, que vai possibilitar aos amapaenses, a visão parcial de 70% do sol sendo encoberto pela lua.
A sessão de observação do espetáculo astronômico, que contará com estudantes e especialistas, será coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), com participação do Clube Mirzam e Clube de Física da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
O eclipse solar anular é um fenômeno no qual Terra, Lua e Sol se alinham de tal maneira que o diâmetro aparente da Lua é menor que o do Sol, criando uma ilusão de um anel solar.
Para garantir que o público desfrute do eclipse com segurança, a transmissão também será realizada por meio de dois telescópios, que vão exibir as imagens em um grande telão. Os organizadores ressaltam a importância de utilizar filtros específicos para a observação a “olho nu”, para evitar qualquer dano à visão.
A chefe da Divisão de Operacionalização de Projetos Especiais da Setur, Karla Carvalho, reforçou que o Monumento Marco Zero do Equador foi criado com base em uma evidência geográfica e astronômica, portanto, é o local ideal para esse tipo de programação.
“O Governo do Estado está sempre incentivando eventos que possam alinhar cultura, educação, pesquisa e turismo para a população e o cenário mais apropriado para isso, é o Monumento Marco Zero, por onde passa a Linha do Equador”, disse Karla.
O projeto “Observando no Meio do Mundo”, atrai estudantes, pesquisadores e pessoas que se interessam por astronomia e costuma ser sucesso de público. O presidente do Mirzam, Germán Javier, explicou que após quatro anos, as atividades do Clube retornam com o mesmo intuito, de difundir e popularizar a astronomia.
“O que a gente quer é despertar o interesse nas pessoas e levar o conhecimento que a gente tem sobre o assunto para incentivar estudos e pesquisas na área de astronomia. A partir dos eventos a gente aproxima a população e chega mais perto do nosso objetivo”, disse Javier.
Clube Mirzam
Fundado em 2013, o Mirzam vem desde então desenvolvendo ações que contribuem para o fortalecimento do turismo no Estado. O Clube, que surgiu a partir da idealização de jovens estudantes, já realizou vários eventos envolvendo astronomia e ciência, no Meio do Mundo.
O retorno em 2023, com apoio do Governo do Estado, depois de quatro anos sem realizar ações, trouxe novamente para a população amapaense a oportunidade de contato mais direto com assuntos referentes à astronomia.
Deixe seu comentário
Publicidade