Nota 10

‘Elas por Elas’: show musical e literário celebra o mês da mulher

O projeto reúne artistas amapaense da música e da literatura


 

Com o apoio do Governo do Amapá, o projeto cultural ‘Elas por Elas’ promove nesta sexta-feira, 15, a primeira edição do evento que reúne mulheres amapaenses da nova geração artística de diversos gêneros musicais e da poesia. A programação faz parte das celebrações do Mês da Mulher e integra o compromisso estabelecido no Plano de Governo da atual gestão para fortalecer a cultura popular.

 

O evento aberto ao público traz várias atrações musicais e slam, um tipo de encontro literário que envolve poesia oral, performances e competição, incluindo batalhas que misturam rimas e expressão corporal dos participantes. Os interessados nos desafios do slam poderão se inscrever durante o evento, que acontece a partir das 17h, na Praça da Bandeira, Centro de Macapá.

 

A secretária de Estado da Cultura, Clícia Vieira Di Miceli, ressalta que a iniciativa demonstra o empoderamento das artistas, produtoras e poetisas amapaenses. “O Governo do Estado apoia e incentiva todos os segmentos culturais. O evento ‘Elas por Elas’ é o reflexo dessa valorização que revela as potencialidades da mulher amapaense, assim como ressalta a necessidade de incentivos às ações afirmativas para os diversos setores produtivos. No setor da cultura, não poderia ser diferente”, enfatiza Clicia.

 

Além das artistas locais, a programação conta com a participação especial da artista paraense, Mc Íra, uma das idealizadoras do projeto. A iniciativa estimula a maior integração e fortalecimento cultural entre os estados do Amapá e Pará, com foco em artistas mulheres, mesclando produções musicais e literárias e poesia falada.

 

MC Ira é cantora e compositora, o estilo musical de suas composições trazem reflexões e críticas sobre as dificuldades enfrentadas por mulheres negras e periféricas no meio artístico do RAP, com destaque para o single “Meu Vulgo”.

 

“É um trabalho em que me reafirmo enquanto artista preta, periférica e nortista, mas também falo das dificuldades que partem disso”, detalha a MC Ira.

 

A produtora cultural Aldine Moura, explica que o projeto surgiu de uma reunião de mulheres dos segmentos rapper, brega punk e da música regional.  “A ideia é fortalecer e divulgar a música amapaense da nova geração artística através do evento ‘Elas por Elas’ que realiza a sua primeira edição”, destacou Aldine.

 

A Secretaria de Estado e da Cultura (Secult) destinou para o projeto estrutura de palco, sonorização, iluminação e banheiros químicos.

 

Confira as atrações:

  • MC Ira
  • MC Deeh
  • Tani
  • Luxuosos Corações
  • Flexa Dj
  • Dj Estelly
  • Dj Dominatrix
  • Manutenções escolares

 


Deixe seu comentário


Publicidade