Embaixada de Samba abre os desfiles com viagem pela história dos 266 anos de Macapá
O enredo ‘Macapá querida, cidade cheia de vida’ vai exaltar a arquitetura, cultura e personalidades marcantes no desfile de 9 de fevereiro
Pelo segundo ano, o Governo do Estado garante o Carnaval 2024, investindo no tradicional desfile das escolas de samba no Sambódromo de Macapá. Dez agremiações se apresentam nos dias 9 e 10 de fevereiro, trazendo o resgate dos 80 anos do Amapá, num mergulho na história e nas raízes do povo.
Na contagem regressiva para “esquentar o tamborim” a pouco mais de dez dias para os desfiles, a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) traz, a partir desta segunda-feira, 29, uma série especial para deixar o folião por dentro de todos os detalhes que cada agremiação levará para a Avenida Ivaldo Veras.
A estreia na avenida do samba, este ano, fica por conta da Associação Cultural Embaixada de Samba Cidade de Macapá, que vai colorir o Sambódromo com as cores azul e rosa. A apresentação será na sexta-feira, 9, às 22h.
Com o enredo “Macapá querida, cidade cheia de vida”, o carnavalesco e vice-presidente da escola, Disney Silva, promete despertar as lembranças de personalidades que contribuíram para construir a capital nesses 266 anos de história.
Inspirada em uma obra de 1997, de João Silva e Ivo Canuti, a apresentação vai retratar a cidade de Macapá do ponto de vista da saudade. As alegorias remeterão à antiga estrutura arquitetônica de Macapá, com casarões, praças, bares, comércio, cultura e costumes.
“Será uma jornada de emocionar, que tem como intuito despertar nas pessoas o interesse e o espírito de pertencimento por esta terra, para que todos saibam da luta de nossos antepassados e ajudem a cuidar melhor deste pedaço de chão tão lindo e amado”, ressalta Disney.
Outros carnavais
Fundada em 14 de outubro de 1964, pelo artista e grande sambista, R. Peixe, a esposa dele, Maria de Nazaré, e os amigos Raimundo Barros, e a eterna Rainha do Carnaval amapaense, Alice Gorda, a Embaixada completará 60 anos de história este ano.
Na trajetória traz o título de campeã dos anos de 1965, 1988 e 1989 e 2007 e 2012. No carnaval de 2023, a escola de samba também abriu os desfiles e contou a história dos profissionais da saúde que atuaram no combate ao coronavírus e a Covid-19.
Ficha técnica
Diretor-presidente: Disney Silva
Carnavalesco: Disney Silva
Brincantes: 1 mil brincantes
Alas: 11
Alegorias: 1 carro e 4 tripés
Carnaval 2024
O Governo do Amapá fez o repasse de R$ 4,5 milhões para o Carnaval 2024. O investimento, fruto de articulação do senador Davi Alcolumbre, foi entregue diretamente às 10 agremiações em uma parcela única, por meio da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap).
Confira a ordem dos desfiles do Carnaval 2024 no Amapá:
Sexta-feira, 9 de fevereiro
- Embaixada de Samba – 22h
- Império da Zona Norte – 23h35
- Império do Povo – 1h10
- Piratas Estilizados – 2h45
- Boêmios do Laguinho – 4h20
Sábado, 10 de fevereiro
- Emissários da Cegonha – 22h
- Solidariedade – 23h35
- Maracatu da Favela – 1h10
- Unidos do Buritizal – 2h45
- Piratas da Batucada – 4h20
Deixe seu comentário
Publicidade