Equipe do GEA lança livro sobre estratégias de trabalho em áreas afetadas por enchentes
Experiências no atendimento de saúde aos moradores atingidos pelas cheias no sul do estado inspiraram os autores a organizar a publicação.
A experiência de trabalho durante cheias no sul do estado inspirou profissionais do Governo do Amapá a escreverem o livro Plano de Contingência de Desastres Naturais na Atenção Primária em Saúde. A publicação, lançada nesta segunda-feira, 8, descreve as estratégias colocadas em prática para atender a população em situações de enchentes, como as que ocorreram no Rio Jari, nos anos de 2021 e 2022.
A organizadora do livro é a enfermeira Cintia do Socorro Matos, da Coordenadoria de Planejamento (Coplan) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). Ela detalha que, ao longo dos dois anos, a equipe trabalhou na assistência aos moradores dos municípios atingidos (Laranjal do Jari e Vitória do Jari), intensificando a vigilância na prevenção de acidentes por animais peçonhentos e de doenças causadas pela contaminação da água.
Com a experiência, surgiu a iniciativa do livro, que descreve como colocar em prática o plano de contingência de desastres por causa naturais e pode ser utilizado por profissionais da área.
“O livro descreve como deve ser o planejamento de contingência no período de cheia dos rios, mostrando a melhor forma de prestar atendimento aos moradores e favorecendo, também, o trabalho dos gestores dessas localidades”, declara a enfermeira.
A edição está disponível em livrarias de Macapá e plataformas digitais de leitura.
Deixe seu comentário
Publicidade