Escola de Santana incentiva alimentação saudável com horta mantida por alunos e professores
Frutas e legumes colhidos são utilizados na merenda escolar dos adolescentes. Projeto também estimula o respeito pelo meio ambiente
Os alunos da Escola Estadual Osvaldina Ferreira, na Ilha de Santana, têm a oportunidade de aprender na prática sobre alimentação saudável e educação ambiental. Eles contam com uma horta para o cultivo de verduras, legumes e hortaliças dentro da unidade de ensino. Os alimentos colhidos são utilizados na produção da merenda escolar, que é servida diariamente aos estudantes.
A horta foi criada de forma vertical, com pneus velhos, evitando o descarte incorreto e, consequentemente, a poluição do Rio Amazonas, que cerca a Ilha de Santana. Os trabalhos de limpeza, plantio, confecção de mudas e pintura do espaço são feitos diariamente por alunos e professores, nos turnos da manhã e tarde, incluindo os finais de semana, se necessário.
O projeto Horta Escolar foi idealizado por professores e equipe de apoio ainda em 2018 para incentivar o conhecimento dos alunos sobre a importância de uma alimentação balanceada e nutritiva. A iniciativa envolve todos os alunos da instituição, que atende do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio.
O gestor da escola, Mário dos Santos, destaca que a integração de projetos como este é necessária para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes. “Temos o entendimento de que é possível promover a educação integral dos alunos, por exemplo, incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável na prática pedagógica. Assim, temos melhorias positivas em aspectos do cotidiano escolar e familiar do nosso aluno”, relatou o gestor.
A estudante De Jesus Pastana, de 16 anos, leva para casa o conhecimento que aprende na escola. “Através desse projeto eu aprendo processos que posso utilizar na minha casa, como o plantio e a colheita de alimentos que nós mesmos vamos consumir, por isso eu acho importante ter uma horta na escola, por conta desse contato com a terra, com a natureza”, pontuou a adolescente.
Deixe seu comentário
Publicidade