Escola Municipal Elita Nunes Melo apresenta mostra sobre folclore das regiões do Brasil produzida pelos estudantes
Alunos do 1º ao 5º ano, em conjunto com os professores, trabalharam temas sobre as lendas, costumes, gastronomia, música e outros saberes das 5 regiões brasileiras
Nesta sexta-feira (1º), a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elita Nunes Melo, localizada na Zona Sul de Macapá, realizou a primeira edição do projeto “Folclore, um passeio pelo Brasil”, em alusão ao Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto.
De acordo com Alban Cordeiro, diretor da Emef, o objetivo da mostra é instigar nos alunos o gosto pela pesquisa, a promoção do conhecimento e a valorização da cultura popular do país. Ele destacou, ainda, o interesse dos estudantes no desenvolvimento do material da mostra, ao longo de todo o mês de agosto. “Os alunos se mostraram bastante envolvidos no projeto e trabalharam com interesse em cada detalhe da mostra da sua região foco”, disse o diretor.
A professora do 1º ano, Stefani Azevedo, trabalha há 2 anos na escola Elita Nunes Melo. Ela conta que o projeto aguçou a curiosidade das crianças, que se animaram com todas as atividades desenvolvidas durante o mês.
“As turminhas do 1º ano trabalharam o folclore e a cultura da região centro oeste, então fizemos os mosaicos, as crianças conheceram as lendas do Curupira, do Saci Pererê, entre outras. Ainda estudamos a agricultura da região, como o feijão e o milho. Tudo de forma lúdica para que as crianças pudessem entender”, explicou a professora.
Stefani ainda contou que ela e as crianças fizeram a plantação de feijão em copinhos descartáveis, e mostrou os brotos já em fase de mudas. “Importante ressaltar, que todo o material utilizado na mostra é reciclado”, enfatizou.
As mostras sobre cada região do país, norte, nordeste, sul, sudeste e centro oeste, estavam representadas em salas separadas, e os estudantes realizaram apresentações com as características culturais de cada uma delas, como o marabaixo, as danças do sul, as manifestações culturais e folclóricas do centro oeste e das outras regiões.
Os pais aproveitaram a oportunidade para prestigiarem os trabalhinhos de seus filhos e estavam orgulhosos de ver o quanto a mostra estava bonita e organizada.
Clebson Pereira, de 36 anos, autônomo, pai do estudante do 3º ano, José Pietro, falou da importância do evento para o desenvolvimento do filho. “A realização dessa feira cultural aqui na escola, é importante porque abre as portas do conhecimento para as crianças, sobre o que é o Brasil, suas lendas e suas diversidades culturais. Meu filho está falando sobre a cultura do sul e ele se dedicou nos estudos dessa região, e aprendeu sobre as outras regiões também”, ressaltou.
A estudante Yasmim Rafaele, de 9 anos, estava representando a região sul, mas passeou por todas as salas para conhecer mais das outras regiões brasileiras. “Todas as mostras estão lindas”, disse, encantada com as artes feitas com areia colorida, uma cultura típica do nordeste.
O projeto Folclore: Um passeio pelo Brasil promove conhecimentos sobre o folclore brasileiro, identificando suas características e valores, resgatando a valorização das tradições de cada região do Brasil.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Elita Nunes Melo, possui, atualmente, 350 alunos matriculados, distribuídos em 14 turmas, do 1º ao 5º ano, e está localizada no bairro Buritizal, zona sul de Macapá.
Deixe seu comentário
Publicidade