Essência Amazônica: TJAP promove exposição fotográfica centrada na cultura e no povo do Amapá
A mostra poderá ser visitada no horário das 10h às 13h, no 1º piso da sede do TJAP
Com o propósito de fortalecer a memória, as tradições e costumes do povo amapaense por meio da fotografia e a efetiva valorização de um profissional que atua no Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) promoverá, no período de 4 a 7 de dezembro de 2024, a exposição “Essência Amazônica”, resultado de duas décadas e meia do trabalho do fotógrafo Serginho Silva. A mostra poderá ser visitada no horário das 10h às 13h, no 1º piso da sede do TJAP (Rua General Rondon 1295, Centro, Macapá).
Com 30 fotos, a mostra contará com imagens de paisagens naturais dos municípios amapaenses, além de personagens característicos do contexto amazônico do estado, como indígenas, quilombolas e ribeirinhos. A exposição reforça a importância da preservação da identidade e cultura amazônidas, sob o olhar aguçado do fotojornalista – ele atua há dois anos na Secretaria de Comunicação do TJAP, mas adotou o Amapá como seu lar há 24 anos.
De acordo com Serginho Silva, a exposição reunirá uma seleção minuciosa do seu acervo fotográfico e trajetória como fotógrafo no Amapá. Segundo o profissional, a mostra retrata a identidade cultural do estado. Ele reforça que cada imagem carrega a assinatura de quem aprendeu a observar com o coração e a alma da Amazônia amapaense, em composições precisas e cheias de vida.
“As fotos foram escolhidas com muito carinho, entre milhares de registros feitos no Amapá, ao longo da minha carreira nesse estado lindo. Fico feliz em acumular a experiência em capturar momentos que vão além do registro, e contam histórias que revelam a essência de um povo: o amapaense. Não é somente registro fotográfico, é também pertencimento. Pois são fotos de lugares, gente das localidades tradicionais e identitárias, presentes em todo o estado”, detalhou Serginho silva.
Sobre Serginho Silva
Com 35 anos de profissão no audiovisual, Pedro Sérgio da Silva, de 59 anos, é pai de duas filhas. Nascido em Fortaleza (CE), já trabalhou em seu estado natal, no Rio de Janeiro, no Amazonas e adotou o Amapá há quase meio século. Atuou em TVs, agências de publicidade, produtoras e instituições públicas.
“Serginho Silva é um profissional renomado, repeitado e com talento comprovado dentro e fora do estado. Ele reúne em sua trajetória um olhar que traduz a beleza e a cultura com sensibilidade. A mostra é mais do que um reconhecimento ao trabalho de nosso fotógrafo, é uma celebração da arte que nos conecta ao ambiente e às pessoas do Amapá. Essa exposição mostra o comprometimento da gestão com a cultura do Estado e em valorizar este profissional, senhor do seu ofício”, comentou a secretária de comunicação do TJAP, jornalista Bernadeth Farias.
“Aproveito para agradecer ao Tribunal de Justiça por essa oportunidade. Gratidão ao presidente do TJAP, desembargador Adão Carvalho, ao secretário-geral, Veridiano Colares, e à secretária de Comunicação, Bernadeth Farias”, concluiu Serginho Silva.
Deixe seu comentário
Publicidade