Nota 10

Estande de afroturismo e coleção de primavera marcam último dia do Festival Equinócio 2024

Espera do fenômeno astronômico misturou diversidade cultural e empreendedorismo no Monumento Marco Zero, em Macapá


 

Amapaenses e turistas se prepararam para prestigiar o Equinócio, que aconteceu às 9h44 deste domingo, 22, no monumento Marco Zero, em Macapá. O fenômeno marca o início da primavera no hemisfério norte, e para celebrar, o Governo do Estado montou uma programação especial no local, com exposições temáticas de afroturismo, moda e esporte.

 

As atividades fazem parte do Festival Equinócio 2024, coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Além disso, o evento recebe emenda do senador Randolfe Rodrigues e do deputado estadual, Rodolfo Vale.

 

 

Em alusão à chegada da primavera, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) montou um estande com o lançamento de roupas inspiradas na estação.

 

A Associação de Velejadores do Amapá também esteve presente para fomentar atividades de prática esportiva e de proteção ao meio-ambiente. Durante a ação, foram expostos equipamentos de vela e pranchas com tecnologia, permitindo que os visitantes conheçam mais sobre o tradicional esporte da região.

 

 

“A ideia aqui é aproximar o público, fazer com que as pessoas conheçam a vela, e mostrar que qualquer um pode praticar a modalidade”, explicou o presidente da Associação de Velejadores do Estado Amapá, Elito Franco.

 

O público também teve a oportunidade conhecer diferentes manifestações culturais por meio do estande de afroturismo, que chamou atenção por meio da diversidade de artesanato, como colares, brincos, bonecas e acessórios.

 

 

No último dia do Festival Equinócio 2024, no monumento do meio do mundo, também houve danças de marabaixo, sessões realistas sobre astronomia, exposição de meteoritos e rochas, parede de escalada e tirolesa, além de cicloturismo.

 

Equinócio de Primavera

Como o próprio nome sugere, o Equinócio de Primavera representa o fim do inverno, estação anterior, e começo da primavera. Durante o fenômeno, o sol incide com maior intensidade na região equatorial da Terra, fazendo com que o dia e a noite tenham exatamente a mesma duração, de 12 horas cada.

 


Deixe seu comentário


Publicidade