Nota 10

Estilista celebra duas décadas de história no carnaval amapaense

Desde a infância, Theo Gomes, de 34 anos, era apaixonado pela festividade e, hoje, trabalha com a produção de fantasias em escolas de samba


 

O Carnaval é a época de celebrar a rica diversidade cultural brasileira. Também é o momento de realização de sonhos para aqueles que amam a folia. Entre essas pessoas, está o amapaense Theo Gomes, de 34 anos, que, desde a infância, se imaginava como parte de uma escola de samba. Hoje, o jovem realiza esse sonho ao idealizar fantasias cheias de brilho e de cor.

 

Aos 12 anos, e ao lado da mãe, o menino brincava no pátio de casa com uma bandeira improvisada, pensando em ser mestre-sala, enquanto assistia pela televisão às perfomances das agremiações.

 

Anos depois, Theo realizou a tão sonhada estreia na Avenida Ivaldo Alves Veras, como membro da Escola Unidos do Buritizal. O jovem passou 20 anos na tradicional agremiação da Zona Sul de Macapá, onde chegou a ocupar o sonhado posto de mestre-sala.

 

“Em 2023, tive minha última apresentação pela escola e foi emocionante, porque foi onde eu comecei meu amor pelo Carnaval. Antes de desfilar, eu ajudava com outras coisas, como cuidar das fantasias, colando paetês. Sempre me via sonhando com o dia em que eu poderia desfilar. Até que fui para a avenida e pude ver de perto o resultado de um trabalho que construí com todos”, celebra Theo.

 

 

Na primeira vez desfilando, o rapaz levou para casa o título de melhor mestre-sala do carnaval de 2006, o que deu início a uma trajetória profissional e de amor pela festividade. Atualmente, Gomes é diretor de Barracão e Fantasia na escola Império do Povo, em Santana.

 

“O Carnaval é a porta que se abre para a gente começar. Sou formado em educação física e nunca na vida imaginei que meu talento pudesse criar tantas coisas lindas. Quando vejo tudo o que construí sendo apresentado na avenida, não dá pra segurar a emoção”, conta Gomes.

 

Para a festividade deste ano, Gomes se alegra ao imaginar a grande festa na Avenida Ivaldo Veras. Além disso, ele conta que a melhor parte da folia é poder compartilhar o momento com a família que se forma dentro dos barracões.

 

“Ano passado foi incrível e esse ano vai ser ainda mais, porque estamos nos doando para garantir uma festa com muito brilho e alegria para a nossa população e os visitantes. Só no espaço onde confeccionamos fantasia, há uma média de 20 pessoas. É tanto tempo trabalhando juntos, que viramos uma família”, vibra Gomes.

 

Carnaval 2024

Em dezembro, o Governo do Amapá fez o repasse de R$ 4,5 milhões para o Carnaval 2024. Os eventos carnavalescos fortalecem a cultura, o turismo e a economia, gerando emprego e renda para profissionais como costureiras, estilistas e aderecistas.

 

O investimento, fruto de articulação do senador Davi Alcolumbre, foi entregue diretamente às 10 agremiações em uma parcela única, por meio da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap).

 

Em meio a isso, o Governo do Estado finaliza os trabalhos de reparo do Sambódromo, em Macapá, para garantir a estrutura adequada e segura ao público durante a festividade deste ano.

 

Para preparar os espaços, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) realiza serviços como reparos no sistema elétrico e hidráulico, reforma de banheiros, pintura de muretas e limpeza, além da instalação de parapeito e impermeabilizadores, que vão assegurar maior vida útil ao prédio.

 

A previsão de conclusão de todos os serviços de adaptação e restauração do Sambódromo para o Carnaval 2024 está prevista para até o dia 2 de fevereiro.

 


Deixe seu comentário


Publicidade