Estudantes amapaenses são finalistas em feira internacional com drone de baixo custo para monitoramento ambiental
Projeto de alunos da Escola Estadual Elias Trajano, em Porto Grande, foi selecionado para a Genius Olympiad, nos Estados Unidos.
Lixo eletrônico e material reciclado foram transformados em um protótipo de drone de baixo custo para monitoramento de florestas pelas mãos dos estudantes Anthony Rodrigues, de 17 anos, e Alyson de Souza, de 18 anos, da Escola Estadual Elias de Freitas Trajano de Souza, no município de Porto Grande.
E é com o “Projeto Draum”, como ficou conhecido, que os alunos foram selecionados finalistas da Genius Olympiad, uma das maiores feiras científicas do mundo, que será realizada em Nova York, nos Estados Unidos, entre os dias 12 e 16 de junho.
“É uma forma de ajudarmos a fauna e a flora e protegermos nosso meio ambiente. Tem muito lixo eletrônico descartado de forma indevida, como celulares, computadores, impressoras, e essas peças podem ser utilizadas e aproveitadas de outras formas, como um drone para monitoramento de queimadas”, explica Anthony Rodrigues.
O protótipo do drone dos estudantes é feito com canos de PVC e lixo eletrônico reciclável, e o equipamento possui até placa solar, assim, não corre risco de descarregar durante o dia e se perder na mata.
“Para evitar essas situações, colocamos uma placa solar como meio de energia alternativo, porque os drones têm problemas de baterias. Assim o usuário tem uso infinito durante o dia e pode fazer um pouso com segurança”, destaca o estudante.
Com o projeto, os alunos acreditam ser possível monitorar grandes áreas em tempo real e com baixo custo, bem como ajudar na preservação do meio ambiente, com o controle do plantio, da erosão, de invasões, além da prevenção e combate a incêndios.
Incentivo na escola
A ideia surgiu após os estudantes pensarem de que forma seria possível ajudar a natureza e a sociedade de forma sustentável, para apresentação no Encontro de Projetos de Iniciação Científica (Epicet). promovido pela escola Elias Trajano em 2022, que abordou a sustentabilidade como eixo temático.
O trabalho teve a orientação dos professores Glauber Ribeiro e Misael Lino, e passou por vários credenciamentos recebidos como premiação em outros eventos científicos para poder participar da seleção.
“Dos 1.453 projetos enviados para a Genius, apenas 726 foram aceitos e um deles é de Porto Grande, que vai representar o Amapá e a região Norte do Brasil”, salientou Ribeiro.
Genius Olympiad
A Genius é uma competição internacional de projetos do ensino médio sobre questões ambientais e promove a conquista da sustentabilidade por meio da ciência básica, artes, escrita criativa, engenharia, design e desenvolvimento de negócios.
A olimpíada oferece desafios e oportunidades para inspirar os estudantes a serem agentes que promoverão uma maior sustentabilidade ambiental ao longo de suas vidas.
Fotos: Arquivo pessoal
Deixe seu comentário
Publicidade