Exposição sobre as mudanças históricas na cidade Macapá acontece no MAE até sexta
Ação alusiva à Primavera dos Museus iniciou com palestra para estudantes
A 11ª Primavera dos Museus é um evento nacional coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibran) com apoio dos governos estaduais e ocorre no período de 18 a 24 setembro com o tema “museus e suas memórias”. No Amapá, o evento envolve seis espaços, um deles é o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), localizado na Rua São José, em frente à Praça do Barão, Centro de Macapá.
A instituição possui uma programação específica que iniciou na última terça-feira, 19, com uma palestra conduzida pelo historiador Edgar Rodrigues a estudantes do quinto ano da rede pública estadual. O estudioso recentemente doou para o MAE itens como fotografias e vídeos sobre a Macapá antiga. O acervo é utilizado para uma exposição durante a 11ª Primavera dos Museus.
“Com este evento, queremos levar ao público informações sobre o contexto histórico do Amapá através de fotografias, aproximando-os dos espaços de memória”, explica a gerente do MAE, Yana Barbosa. Ela acrescenta que a exposição fotográfica continuará aberta ao público até o fim da programação e proporciona aos visitantes a oportunidade de visualizar imagens antigas e atuais de monumentos históricos do Amapá. Yane ressalta que há também visitas monitoradas pelo museu com o propósito de instigar a comunidade em geral a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema proposto.
O secretário de Cultura, Dilson Borges, ressalta que a programação da Primavera dos Museus é diversificada. “O Governo do Amapá não mediu esforços para proporcionar o evento da melhor forma possível”, reforçou. A programação do MAE encerrará no dia 22, às 15Hh.
Deixe seu comentário
Publicidade