Festival Imagem-Movimento realiza Dia Internacional da Animação em Macapá
Evento é realizado nacionalmente pela ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação desde 2004, no dia 28 de outubro, e acontece pela primeira vez no Cine Teatro Territorial, área central da cidade
O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de animação com filmes nacionais e internacionais. No Brasil, o DIA é comemorado com um evento que promove uma grande rede de exibições, que acontecem em várias cidades de Norte a Sul do Brasil, simultaneamente, no dia 28 de outubro, com entrada franca.
Pela primeira vez, a Mostra acontecerá no histórico Cine Teatro Territorial, situado na lateral da Escola Estadual Barão do Rio Branco (entrada pela Rua São José). O espaço, que foi o primeiro cinema do Amapá, foi aberto ao público em 1944 e em 2024 iniciou um momento de retomada de atividades artístico-culturais, além de educativas. O local guarda as primeiras experiências do povo amapaense com a história do cinema, desde os filmes mudos, em preto e branco, até o advento do cinema falado. Agora, mais de 70 anos depois, o local receberá um importante evento do movimento audiovisual nacional, desta vez destacando o cinema de animação.
O evento é realizado nacionalmente pela ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação desde 2004. Em 2024, o circuito chega a 21ª edição contando com a parceria de realizadores locais, em mais de 200 cidades participantes por todo o país.
No Amapá, Macapá integra a rede de exibição do DIA desde 2007, por iniciativa do Festival Imagem- Movimento (FIM). Este ano, a programação na capital exibirá 2 mostras: Internacional e Nacional. Na “Mostra Nacional” serão exibidas 8 animações dos estados BA, RJ, PE, SP, MG e PR, com classificação indicativa de 14 anos. Já a “Mostra Internacional” apresentará 5 animações produzidas na Argentina, Suíça, Canadá, Israel e Colômbia, com classificação indicativa de 10 anos.O evento ocorrerá no dia 28 de outubro de 19h às 21h.
Ampliar o acesso e fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzida no Brasil é a missão do DIA. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação (DIA) é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros, e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.
PROGRAMAÇÃO DIA 2024 – Macapá
Data: 28 de outubro
Local: Cine Territorial – Rua São José (entrada pela lateral da Escola Estadual Barão do Rio Branco).
Entrada franca.
Mostra Internacional:
Horário: 19h às 20h
Em exibição:
-Después del eclipse Dir. Bea R. Blankenhorst – Argentina
Le renard et l’oisille Dir. Fred & Sam Guillaume – Suíça
Six plain hot dogs Dir. Joël Vaudreuil – Canadá
Black Slide Dir. Uri Lotan – Israel
Ila, la niña tejedora Dir. Edna Y. Higuera Peña – Colômbia
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 10 anos.
Mostra Nacional:
Horário: 20h às 21h
Em exibição:
Maré Braba Dir. Pâmela Peregrino – Porto Seguro/BA
Manu Sonha com Onças Dir. Daniel Og – Rio de Janeiro/RJ
Hoje Eu Só Volto Amanhã Dir. Diego Lacerda – Recife/PE
Alguns Sinaes Dir. Samu Mariani – São Paulo/SP
O Nome da Vida Dir. Amanda Pomar – Juiz de Fora/MG
O Futuro Que Me Alcance Dir. Nat Grego – São José dos Campos/SP
Absorta Dir. Luiza Pugliesi Villaça – São Paulo/SP
Receita de Vó Dir. Carlon Hardt – Curitiba/PR
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.
Deixe seu comentário
Publicidade