Nota 10

Festividade celebra dia de Nossa Senhora Aparecida em Macapá

Programação religiosa no dia 12 de outubro acontecerá a noite. A missa campal será presidida a partir das 17h pelo bispo D. Pedro José Conti.


As celebrações em comemoração ao dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, em Macapá, encerram na próxima segunda-feira, 12 de outubro, data em que se comemora o dia da santa em todo Brasil. Em comunhão com a igreja, os fiéis preparam-se durante a festividade para celebrar o ano Eucarístico e o jubileu de ouro da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, a ser celebrado em 2017.

A festividade realizada tradicionalmente pela comunidade do bairro Pacoval, reflete este ano sobre o tema: “Maria, Mãe da Eucaristia, sacrário vivo do amor” e o lema: “Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu do teu ventre”.

O padre Francivaldo Lima, pároco da igreja, ressalta sobre a importância da reflexão sobre o ano eucarístico e a celebração deste tema durante a festividade em honra à santa. “Em Maria se realiza a íntima relação que une a Igreja e a Eucaristia, pois ela é modelo e figura da Igreja, cuja vida e missão tem a fonte e o ápice no Corpo e Sangue de Cristo”, enfatiza.

Com peregrinações a imagem da santa percorreu as comunidades católicas do bairro. Nesta quinta-feira, 08, a partir das 19h, após o encerramento do novenário, acontece uma carreata que levará a imagem até a Igreja de São Benedito, no bairro do Laguinho. O percurso seguirá pelas ruas Guanabara, Mato Grosso, Eliezer Levy, Iracema Carvão Nunes, General Rondon.

Na sexta-feira, 09, às 17h30, crianças e adolescente se concentram em frente à Igreja São Benedito para juntos caminharem no Círio das Crianças, que levará a imagem de volta à Igreja de Nossa Senhora Aparecida.

Diferente dos últimos anos, a programação religiosa no dia 12 de outubro acontecerá a noite. A missa campal será presidida a partir das 17h pelo bispo D. Pedro José Conti. Logo em seguida sai pelas ruas do bairro a procissão que seguirá o trajeto pela ruas Guanabara, Bahia, Goiás, Maranhão, São Paulo e Rio Grande do Norte.

“Nós resolvemos mudar a programação no dia da santa por conta da programação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré que irá ocorrer um dia antes. Uma forma de garantir maior participação da nossa comunidade fizemos a mudança no horário da celebração e também antecipamos a festa social”, explica Raimunda Barbosa da comissão organizadora.

A noite cultural encerrará a programação com apresentações de Marabaixo da Juventude, do grupo de Jovens Agnus Dei e da Banda Raio de Luz, a partir das 19h30, na quadra da igreja.


Deixe seu comentário


Publicidade