FitClub: Projeto de inclusão sócio-cultural através do esporte
Há menos de um ano foi criado o projeto “FitClub Assessoria Esportiva”, um dos maiores movimentos que vem trabalhando para dar aos seus alunos, de faixa etária variada, melhor qualidade de vida, com trabalho diferenciado nas atividades esportivas. Além dos treinamentos esportivos funcionais, a FitClub, também, desenvolve outros projetos nas áreas sociais e culturais.
Heraldo Almeida
Editoria de Cultura
Com o índice altíssimo de pessoas sedentárias no Brasil (quase metade da população – São Paulo, Brasília e Santa Catarina encabeçando a fila), chegando a obesidade muito cedo, muitas por falta de atividades físicas outras pela alimentação descontrolada, aumentaram a procura pelas academias, clínicas de estéticas e, principalmente, os projetos de assessorias esportivas. Essa última virou febre no país. No Amapá essa realidade não é diferente.
Há menos de um ano foi criado o projeto “FitClub Assessoria Esportiva”, um dos maiores movimentos que vem trabalhando para dar aos seus alunos, de faixa etária variada, melhor qualidade de vida, com trabalho diferenciado nas atividades esportivas. Além dos treinamentos esportivos funcionais, a FitClub, também, desenvolve outros projetos nas áreas sociais e culturais.
Nas aulas funcionais e corridas são mais de cinqüenta alunos, entre crianças, jovens e adultos (homens e mulheres), que recebem treinamentos, de segunda-feira à sexta-feira, às 06h e às 19h, do jovem professor de educação física e personal trainer do projeto, Andrew Souza, criador da FitClub Assessoria Esportiva, em 17 de outubro de 2016. Ele tem registro no Conselho Regional de Educação Física com o número 001429-GAP. Andrew Souza explica que o treino funcional é trabalhado em forma de circuitos e utiliza os movimentos naturais do ser humano como: pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. Como isso o praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Além de tirar a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece na muscula&ccedi l;ão, por isso virou uma alternativa para quem estava cansado dos exercícios mais tradicionais nas academias.
Essa prática aplicada pela FitClub é um método que ajuda a prevenir lesões, melhoria cardiovasculares, redução do percentual de gordura, emagrecimento e definição muscular. Todo esse trabalhado recebe orientação profissional médica, nutricional, técnica, fisioterapia (Dra. Fabrinny Carvalho), etc. A corrida de rua orientada da FitClub, vem conquistando muitos adeptos, diariamente. “Correr é uma atividade fácil, porém, sem o acompanhamento ou assessoramento de um profissional de educação física, pode se tornar algo perigoso para quem pratica”, esclarece o professor Andrew Souza.
No próximo dia 17 de outubro, a FitClub estará completando um ano de projeto, e nesse pouco tempo já obteve conquistas significativas: Com a jovem atleta, Nathália Souza (17 anos), que fez pódio na corrida do Comerciário (Sesc-AP) em 2016, e este ano na corrida do Macapá Verão, realizada pela Prefeitura de Macapá (ambas com 5 km). Outro atleta que se destaca na FitClub e fez pódio na corrida do Sesc-AP, também no ano passado, é o Manoel Melo (Neko), corredor de alto nível e com grande rendimento (um dos melhores na categoria M3 – 41 a 50 anos). “Nossa conquista maior não está no pódio, mas sim na melhor qualidade de vida que a FitClub proporciona a todos seus atletas, somo uma família”, acrescentou emocionado o professor Andrew Souza.
Um outro trabalho da FitClub que vem chamando a atenção de outras assessorias esportivas e da sociedade como um todo, são os projetos sócio-culturais, destacando e valorizando ações filantrópicas e beneficentes, e a valorização da cultura artística do Amapá, com eventos que já fazem parte do calendário anual do projeto FitClub. Na quinta, 24, foi lançado o “1º Luau na Praça”, ao lado da Fortaleza de São José de Macapá (beira rio), com participação dos artistas parceiros do projeto: Amadeu Cavalcante, Oneide Bastos, Finéias Nelluty, Mayara Braga, Paulinho Bastos Nivito Guedes, Chico Terra, Grupo Gente de Casa e a exposição de obras do artista plástico, Wagner Ribeiro (Galeria de Artes Samaúma). A FitClub valoriza a sua gente e tem o jeito de ser do povo tucuju.
Deixe seu comentário
Publicidade