Fórum ‘Desafios do Câncer’ reúne especialistas para discutir tratamento oncológico no Amapá
O evento vai reunir especialistas locais e de outros estados para discutir os principais desafios e avanços no tratamento oncológico no Amapá, com foco em prevenção, terapias e cuidados paliativos

No dia 2 de maio, Macapá sediará o 1º Fórum Desafios do Câncer: A Importância do Cuidado Integral, no auditório do Sebrae. O evento vai reunir especialistas locais e de outros estados para discutir os principais desafios e avanços no tratamento oncológico no Amapá, com foco em prevenção, terapias e cuidados paliativos, especialmente em crianças e adolescentes.
As inscrições, com taxa, seguem abertas até o dia 28 de abril, exclusivamente pela internet, por meio da plataforma Sympla: clique aqui para se inscrever.
A programação contará com painéis técnicos, apresentações de casos e debates com especialistas do Amapá, São Paulo e Ceará, além da participação da monja Coen, que encerrará o evento com a palestra “A Importância da Espiritualidade”.
Organizado pela ONG Carlos Daniel, com apoio do Governo do Estado, o fórum pretende fortalecer o diálogo entre sociedade civil, profissionais da saúde e gestores públicos para a melhoria da assistência oncológica na região.
Desafios locais
Há mais de uma década no apoio a pacientes com câncer, a ONG Carlos Daniel é referência na área. O presidente da organização, Agenilson Silva, chama atenção para a carência estrutural enfrentada pelo setor.
“A única unidade de tratamento no estado não consegue atender toda a demanda. Com a chegada do primeiro Centro de Radioterapia, acreditamos que os cuidados oncológicos terão um salto de qualidade”, destacou Agenilson Silva.
A iniciativa deve contar com parceria do Hospital de Amor, uma das principais instituições de referência em oncologia no país.
Programação:
Sexta-feira – 2 de maio
14h15 – Credenciamento
15h – Mesa de abertura
Painel 1 – 15h30 às 17h
Tema: Câncer infantojuvenil: como diminuir as desigualdades para nossas crianças e adolescentes?
Palestrantes:
Agenilson Silva (ONG Carlos Daniel – AP)
Adriana Seber (Hospitais Samaritano e GRAACC – SP)
Carla Macedo (Oncologista pediátrica do GRAACC – SP)
Mariana Machado Barbosa (Médica residente em Oncologia Pediátrica – HSM/TUCCA – SP)
Bárbara Campos (Assistente social – Casa Ronald ABC – SP)
17h às 17h20 – Coffee break
Painel 2 – 17h30 às 19h
Tema: Universo do Câncer Oncohematológico: o que precisa ser priorizado?
Palestrantes:
Catherine Moura (Abrale – SP)
Paola Torres (Instituto Roda da Vida – CE)
Amanda Furtado (Unacon – AP / HU-Unifap)
Roberto Marcel (Cirurgião oncológico – Oncoclínica – AP)
Thiago Brasileiro (Paciente e coordenador do Comitê de Pacientes – Abrale – BA)
Moderação: Nina Melo (Observatório de Oncologia – SP)
19h – Palestra de encerramento
Tema: A Importância da Espiritualidade
Palestrante: Monja Coen (SP)
O fórum promete ser um marco no debate público sobre o câncer no Amapá, com troca de experiências, propostas de políticas públicas e sensibilização da sociedade sobre a importância do cuidado integral com os pacientes oncológicos.
Deixe seu comentário
Publicidade