Nota 10

Governo forma primeira turma de violão e flauta do Centro Bi Trindade

A programação fez parte da 5ª edição do projeto Claveando, e contou com a participação da banda Negro de Nós


 

Emoção, dança e muita música definiram a formatura da primeira turma de voz e violão do Centro Bi Trindade, em Santana. O evento, realizado na quarta-feira, 3, proporcionou à população um espetáculo embalado por canções clássicas do Amapá. A programação fez parte da 5ª edição do projeto Claveando, e também contou com a participação especial da banda Negro de Nós.

 

Esta é a primeira turma de formandos da história do Centro, que começou a funcionar em 2023 com cursos artísticos diversos. Um dos 15 estudantes formados é o jovem John Garcia, que aos apenas 13 anos de idade, já compõe as próprias músicas.

 

 

“Me inscrevi no curso sem saber tocar nada, e aqui descobri a minha paixão no violão, graças aos conhecimentos dos professores. Aqui temos acesso não só à sala de aula, mas também participamos todo mês do ‘Claveando’, onde podemos mostrar o que aprendemos ao público. Esse curso mudou a minha vida e encontrei a minha vocação na música”, ressaltou o estudante.

 

No evento, os alunos mostraram as habilidades aprendidas ao longo do curso à comunidade escolar, com a apresentação de clássicos regionais como a música “Tarumã”, do compositor amapaense Osmar Júnior, conhecida na voz de Amadeu Cavalcanti.

 

A programação contou também com homenagens aos professores e músicos que contribuíram para o ensino desta primeira turma, com a entrega de presentes e exibição de vídeos.

 

Para a vocalista da banda Negro de Nós, Silmara Lobato, participar da formatura da próxima geração de músicos do Amapá foi uma horna emocionante. De acordo com a cantora, cursos como este são essenciais para manter a qualidade da produção cultural regional.

 

 

“Esse trabalho de formação é muito importante para a perpetuação da nossa cultura e para a promoção de novos talentos. Estamos em uma época muito digital, então ver pessoas interessadas em tocar um instrumento, que é algo analógico, é algo muito intimista e emocionante”, ressaltou Silmara.

 

A partir de agora, os formandos estão aptos a se apresentar profissionalmente, dominando as principais técnicas e conceitos que envolvem os instrumentos violão e flauta doce.

 

 

Centro Bi Trindade

O Centro de Educação Profissional em Arte e Cultura Bi Trindade oferece cursos de qualificação profissional relacionados à arte, música e língua francesa. Mais de 200 alunos santanenses estão matriculados nos cinco cursos do Centro Bi Trindade, que são: violão, flauta doce, ilustrador, francês básico e artesão em pintura de tecido.

 

Em março deste ano, o Governo do Estado deu início ao processo seletivo que irá selecionar os novos estudantes do Centro, onde mais de 450 pessoas demonstraram interesse em ingressar em um dos cinco cursos. A relação preliminar de aprovados pode ser acessada no site da Seed.

 


Deixe seu comentário


Publicidade