Nota 10

História do Amapá é relatada durante desfile no Sambódromo

Mesmo com o forte sol, o público lotou as arquibancadas e o ponto de concentração dos participantes, em frente à Cidade do Samba. A abertura oficial do evento foi feita pelas 42 escolas municipais de Macapá


Criatividade, alegria e emoção marcaram o desfile cívico escolar na Zona Sul, neste domingo, 13 de setembro, data em que se comemora o aniversário de 72 anos da criação do antigo Território Federal. Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de oito mil pessoas estavam no Sambódromo.

Durante todas as apresentações, os alunos das redes municipal e estadual deram um show de desenvoltura na Avenida Ivaldo Veras. Com o tema: “O Jeito Amapaense de Ser, as Identidades que Encantam”, os 2.730 estudantes relataram a realidade cultural, social e econômica dos 16 municípios do Estado do Amapá.

Mesmo com o forte sol, o público lotou as arquibancadas e o ponto de concentração dos participantes, em frente à Cidade do Samba. A abertura oficial do evento foi feita pelas 42 escolas municipais de Macapá.Logo em seguida, foi a vez das 82 escolas estaduais, que tiveram o apoio de 1.290 funcionários das escolas e de 258 servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Divididos em 17 pelotões, os alunos trouxeram as bandeiras do Brasil e dos 16 municípios do Amapá.
Os alunos e professores estavam uniformizados e fantasiados, de acordo com as temáticas abordadas de cada município, como: as festas religiosas de cada cidade, danças, gastronomia, esporte, entre outros.

O quarto pelotão, por exemplo, composto pelas Escolas Estaduais Barão do Rio Branco, Antônio Cordeiro Pontes, Gabriel de Almeida Café e Colégio Amapaense, relataram o município de Mazagão – “Festa de São Tiago, das terras de São Tiago, batalha e devoção tucuju”.

As 12 bandas marciais mostraram sincronismo, musicalidade e harmonia durante suas criativas apresentações. A banda da Escola Estadual Esther Virgolino, por exemplo, levantou o público com apresentações de canções internacionais. As bandas militares do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do Exército Brasileiro e da Guarda Civil de Macapá também participaram dos desfiles.

Já no período da noite, o último pelotão que fechou a programação apresentou os Centros de Educação Profissional do Estado e os servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seed).


Deixe seu comentário


Publicidade