Nota 10

História, natureza e cultura de Mazagão Velho atraem visitantes para a Festa de São Tiago

Em 2023, uma festividade foi incluída no calendário nacional do Ministério do Turismo. O Governo do Amapá investiu R$ 1,2 milhão na programação


 

“Eu vim de Belém, especialmente para acompanhar a Festa de São Tiago e as pessoas que eu fotografei na última vez que estive aqui, no ano de 2000”, disse o fotógrafo paraense Luiz Braga, de 66 anos. Ele se programou este ano para vir ao Amapá prestigiar a festividade e fazer novos registros em Mazagão Velho.

 

Com pontos turísticos como a cachoeira do Rio Maracá, balneário do Carvão e as ruínas da Igreja de Nossa Senhora de Assunção, mais conhecida como Igreja da Marroquina, Mazagão Velho está repleto de lugares históricos, belezas naturais e riquezas culturais. Todas essas atrações ganham maior destaque durante a Festa de São Tiago, que segue até sexta-feira, 28.

 

Para receber bem os visitantes, o Governo do Estado inaugurou o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que funciona dentro do prédio acessado à prefeitura de Mazagão, para a Fundação Municipal de Cultura.

 

No CAT os visitantes podem obter informações sobre a programação e atrações locais. Além disso, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) criou e distribuiu guias turísticos com informações sobre os principais atrativos da cidade.

 

 

Há mais de 20 anos sem participar da programação, Luiz Braga, assumiu a estrutura e organização deste ano. “Com toda grandiosidade do que está sendo feito aqui, a comunidade de Mazagão Velho está de parabéns por manter esta tradição com tanto brilho”, destacou o turista.

 

Além de preservar a maior manifestação cultural de Mazagão Velho, a Festa de São Tiago também ajuda a aquecer a economia do estado. O Raimundo Barros, de 56 anos, por exemplo, veio da capital, Macapá, só para comercializar banana frita e garantir uma renda extra.

 

“Todo ano aproveito a festividade para vender os meus produtos e conseguir um dinheiro a mais no meu orçamento. Este ano, com o fomento do Governo do Amapá, as vendas estão muito boas, o que é bom pra mim, pra quem compra e pro estado, que tem a economia alavancada”, afirmou o vendedor.

 

Em 2023, a Festa de São Tiago foi incluída no calendário nacional do Ministério do Turismo, uma ferramenta on-line que reúne os principais eventos e festividades de todo o país e amplia a oferta regional de programações turísticas.

 

Para fomentar a festividade, o Governo do Amapá investiu R$ 1,2 milhão na Festa de São Tiago, que segue até sexta-feira, 28, com uma programação que celebra a cultura, a história, o turismo e a economia do município de Mazagão e do estado.

 


Deixe seu comentário


Publicidade