Império do Povo celebra história de fé e resistência da comunidade do Igarapé do Lago
O enredo ‘A Folia da Mãe de Deus da Piedade’ vai abordar a fé, cultura e ancestralidade quilombola no dia 9 de fevereiro
Abordando a fé e religião a partir da ancestralidade e identidade de matriz africana, a Associação Recreativa Escola de Samba Império do Povo é a terceira agremiação a entrar na Avenida Ivaldo Veras no dia 9 de fevereiro, no Sambódromo, em Macapá. Nesta terceira reportagem da série especial sobre o Carnaval 2024, o Governo do Amapá apresenta a história da escola santanense, campeã do Grupo de Acesso nos desfiles do ano passado.
Com o enredo “A Folia da Mãe de Deus da Piedade”, a Império do Povo vai celebrar a história de resistência da comunidade do Igarapé do Lago, localizada no limite do município de Santana com a capital, Macapá.
Entre as novidade deste ano, estão as fantasias que foram doadas por meio do projeto social “Fabricando Carnaval”, realizado dentro do barracão da agremiação em 2023. A iniciativa oferece cursos e produz fantasias para a comunidade. São beneficiadas cerca de 300 pessoas.
Além de chamar a atenção pela exuberância das fantasias e maestria dos passistas, o Carnaval 2024 também se destaca pela profundidade das narrativas. O enredo começou a ser construído em 2022, inspirado no livro do professor amapaense José Maria, que reúne toda a história do Igarapé do Lago em uma pesquisa de 30 anos.
“Ele [José Maria] nunca tinha conseguido publicar e quando a escola de samba teve acesso a esse trabalho, a gente fez essa colaboração para que ele publicasse a obra e a gente transformasse esse livro em um enredo. Traremos para a Ivaldo Veras uma história linda, com muita luta, fé, resistência e resiliência”, conta o presidente da Império do Povo, Wesley Braga.
Outros carnavais
Fundada oficialmente em 3 de fevereiro de 1993, a Associação Recreativa Escola de Samba Império do Povo passou a integrar o desfile das escolas de samba em Macapá somente em 1998, quando se filiou à Liga das Escolas de Samba do Amapá. A estreia na avenida aconteceu no carnaval do ano seguinte, em 1999, pelo Grupo de Acesso.
A escola foi campeã do Carnaval Amapaense em 2004, ainda pelo Grupo de Acesso, derrotando agremiações tradicionais, passando a compor o Grupo Especial das Escolas de Samba. Em 2008, novamente levou o título de campeã e, em 2010, foi vice-campeã.
Em 2023, com o enredo “A vida é um moinho”, que mostrou o primeiro alimento a ser cultivado pela humanidade, o trigo, a escola conquistou o título pelo Grupo de Acesso. Com apenas 30 anos de existência, a Império do Povo é considerada a caçula do Carnaval amapaense.
Ficha técnica
Presidente: Wesley Braga
Brincantes: 1,2 mil brincantes
Alas: 13
Alegorias: 2 carros e 2 tripés
- Samba-Enredo
A Folia da Mãe de Deus da Piedade
Compositores: Albe Matos, Orlandinho Barbosa e Alexandre Rodrigues
Intérpretes: Prof. Rogerio Sena, Ailson Picanço e Silva Jr.
Firma o batuque no alvorecer
Mão de samba pra agradecer
Corre nas veias resiliência
A Ivaldo Veras vai estremecer
Império do Povo é resistência
Oyá!
Quebrou grilhões da opressão
E lá… foi a jangada a navega
Raios anunciaram, sonhos testemunharam
Uma tal libertação
Assim… um quilombo de fé surgia
Onde até a lua sorria
Santa Bárbara se transformou em Igarapé do Lago
Nossa raiz … punho cerrado!
Mas quando o “ouro branco” reluziu
A cobiça aportou, a paz sucumbiu
Eparrêi yansã … afefé!
Sou imperiano, filho do axé
Rufa o tambor da águia furiosa
Pra mãe de Deus … a piedosa
(Hê he lá)
Custódia e marçal vão honrar
Num braço de rio batucar
A fé dos seus promesseiros
(Hê he ô)
O sino da igreja tocou
A santa escuta o clam
r esperança dos romeiros
Pela ancestralidade …
Verde e branco de bravura
É cultura popular
Procissão da meia lua
Deixe seu comentário
Publicidade