Nota 10

Imprensa Oficial completa 79 anos de criação no dia do padroeiro São José 

A história do órgão se confunde com a criação do Território Federal do Amapá


 

A Imprensa Oficial do Amapá completa 79 anos de história na próxima terça-feira (19), dia de São José, o padroeiro do estado. Este órgão é responsável pelas publicações oficiais do Poder Executivo do estado do Amapá e está vinculada à Secretaria da Administração (Sead).

 

As origens da Imprensa Oficial remontam ao período do Território Federal do Amapá, quando houve a criação do serviço de imprensa e propaganda pelo então governador Janary Nunes. Criada em 1945, a Imprensa Oficial usava a tipografia para confeccionar suas primeiras publicações. O jornal Amapá buscava divulgar as ações do governo à população local, bem como divulgar o estado do Amapá para o resto do Brasil, além de publicar atos oficiais do governo.

 

Após décadas de circulação do jornal Amapá, que logo depois mudou de nome para Novo Amapá, foi criado o Diário Oficial do estado do Amapá, em 23 de julho de 1964. Com o tempo, o processo foi se modernizando conforme os avanços tecnológicos, até chegar à sua completa digitalização.

 

A última edição do diário impresso foi feita no dia 17 de junho de 2016, que tinha em média, uma tiragem diária de 500 exemplares. Desde então, as publicações oficiais da administração pública direta, indireta, outros poderes e particulares têm sido realizadas através dos sites https://diofe.portal.ap.gov.br/ e https://www.sead.ap.gov.br.

 

No Núcleo de Imprensa Oficial, que fica na Avenida Procópio Rola, bairro de Santa Rita, é possível encontrar documentos históricos como a primeira divulgação dos atos do Poder Executivo, que se deu através da publicação do Jornal Amapá em 19 de março de 1945.

 

Digitalização

O Governo do Amapá iniciou em 2018 a publicação do Diário Oficial em formato eletrônico. A mudança teve o objetivo, além de diminuir os custos, facilitar o acesso e preservá-lo em um ambiente virtual. O novo método de publicação possibilita a organização de todas as informações do governo do Estado, publicadas no Diário Oficial, no ambiente virtual.

 

Atualmente é possível encontrar o acervo do Diário Oficial todo digitalizado. O fim da edição impressa poupou gastos com papel e manutenção de maquinário, além dos custos para distribuição. Hoje esse maquinário está guardado, e existe um projeto para se criar um museu que irá mostrar a história da Imprensa Oficial no Amapá.

 


Deixe seu comentário


Publicidade