Inauguração do novo prédio do Walkíria Lima terá programação cultural
Tendas e palcos serão montados na Praça da Bandeira; apresentações começam nesta quarta-feira, 4, um dia antes da inauguração oficial.
O Governo do Estado do Amapá (GEA) inaugura nesta quinta-feira, 5, o novo prédio do Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima, localizado na Rua Eliezer Levy, zona central de Macapá. A programação de inauguração começa nesta quarta-feira, 4, com apresentações culturais, coordenadas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em tendas e palcos, instalados na Praça da Bandeira, das 14h às 22h. O público contará com apresentações teatrais e musicais, exposição de artes visuais e literária e grupos de dança.
Na quinta-feira, 5, quando ocorrerá a entrega da obra, a programação festiva terá início às 14h e prossegue até às 22h. Nas tendas, ocorrerão atrações circenses, teatro, exposições e apresentações musicais, sob o comando da Secult. A cerimônia oficial de inauguração ocorrerá por volta das 18h.
Já no palco, que será instalado na frente do novo prédio, alunos do Walkíria Lima apresentarão orquestra, coro lírico, além da Big Band Tumucumaque formada por alunos e professores do Centro de Música.
Obra
Construída em um dos seus endereços de origem, a nova escola de música deverá ampliar o atendimento, passando de 600 para 2 mil alunos, em um espaço moderno e acessível, com novidades como sala de Música de Câmara, estúdio, auditório para cerca de 300 pessoas, instrumentoteca, laboratório de informática, elevadores, garagem coberta e 44 salas para estudos teóricos, coletivos e práticas individualizadas – o dobro da capacidade do antigo prédio.
As obras foram executadas pelo GEA, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), com recursos na ordem de R$ 7,8 milhões, captados no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além disso, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) investiu R$ 1,4 milhão em mobiliários e instrumentos musicais.
Cursos
Atualmente, o Walkíria Lima oferta três cursos técnicos, destinados exclusivamente aos estudantes matriculados no ensino médio, com idade mínima de 15 anos. O processo seletivo para esses cursos foi realizado em maio e as aulas terão início no segundo semestre de 2018, já no novo espaço.
Também são oferecidos cursos livres, de instrumento musical, com 10 linhas de formação, como clarinete, piano, flauta doce, violoncelo e violão popular. Esses cursos são voltados para alunos com idade mínima de 10 anos e são abertos a toda comunidade. O centro abrirá novas vagas para os cursos de instrumentos, em agosto.
O Walkíria Lima também desenvolve diversos projetos como oficinas, recitais didáticos, encontro de corais, orquestra de cordas, Big Band e Cantata de Natal. Para 2019, o Centro de Música também deverá expandir o Projeto de Educação Musical para crianças, a partir dos 7 anos. No momento, ele é ofertado para alunos com idade partir dos 10 anos. A escola de música conta com cerca de 85 funcionários, sendo 55 professores.
Programação
• Quarta-feira (4/7)
Local: Praça da Bandeira
Tendas
15h às 21h – Exposição de artes visuais (artistas plásticos e escultores) – Tenda 2
16h às 21h – Exposição literária (poetas e escritores locais) – Tenda 3
17h – Apresentação de espetáculo “Se deixar ela canta”, da Cia Garapé – Tenda 1
18h – Apresentação do grupo Elenco Independente – Espetáculo “Eu entrei na roda” – Tenda 1
19h – Apresentação Tio Nescal – Tenda 1
Palco
15h às 22h – Música eletrônica – DJ Erlinho
17h – Coral do Coração
18h – Banda de Fanfarra Esther Virgolino
19h – Apresentação da Cia de Dança Memórias Difusas
20h – Apresentação do Grupo de Dança Talentos
21h – Venilton Leal e Banda
22h – Banda Afro Brasil
• Quinta-Feira (5/7)
Local: Praça da Bandeira
Tendas
15h – Apresentação de Teatro de Bonecos Guiga Melo – Tenda 1
15h30 às 16h – Apresentação Cirquim do Tiquim – Tenda 1
16h às 16h30 – Apresentação do Grupo Norteando a Arte – Espetáculo Natureza, com participação especial da atriz amapaense Barbara Castro – Tenda 1
15h às 23h – Exposição de artes visuais (artistas plásticos e escultores locais) – Tenda 2
15h às 23h- Exposição Literária (poetas e escritores locais)
Palco
14h às 24h – Música eletrônica DJ Erlinho
15h – Orquestra Agnus Dei – Projeto Social Amém
16h30 – Orquestra OFEM Walkíria Lima – Coro Oscar Santos e Coro Lírico
17h – Coro dos alunos da licenciatura em música da Universidade do Estado do Amapá com banda base formada pelos acadêmicos de curso de música.
17h20 – Big Band Tumucumaque formada por alunos e professores do Walkírima Lima
18h – Cerimônia de Inauguração e visita do prédio
20h – Apresentação de Grupo de Marabaixo do Pavão
21h – Marabatuque
22h às 24h – Show Musical com artistas locais (Nivito Guedes, Osmar Junior e Rogério e Cia)
Deixe seu comentário
Publicidade