Kit Delas: alunos de escola estadual idealizam projeto de distribuição gratuita de absorventes para estudantes
O Sempre Livre foi uma das 26 iniciativas apresentadas na Mostra Científica e Cultural da Escola Maria do Carmo
Três alunos da Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, em Macapá, idealizaram um projeto de distribuição de kits de higiene com um pacote com 32 unidades de absorventes, sabonete líquido e barbeador. O objetivo é entregar o ‘Kit Delas’ para as estudantes em situação de vulnerabilidade social durante o período de férias.
O ‘Kit Delas’ representa a expansão do projeto ‘Sempre Livre’, idealizado em 2022 por Saíra Nogueira, 19 anos, Érika Patrícia, 18 anos e Jefferson Silva, 19 anos, e que já possibilitou a instalação de um dispensador na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Novo Horizonte, garantindo a distribuição de mais de 400 absorventes para mulheres atendidas pelo posto de saúde.
O ‘Sempre Livre’ foi selecionada para participar da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá 2022 e da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, promovida pela Fiocruz, onde foi o único projeto vencedor em sua categoria na região norte do país.
A iniciativa para expandir a ação está entre os 26 projetos apresentados na Mostra Científica e Cultural da escola e que serão avaliados para integrar a edição estadual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que ocorrerá simultaneamente em oito escolas do Amapá, em outubro.
“Nós abastecemos o dispensador. É por isso que estamos aqui apresentando o projeto novamente, para dar visibilidade, buscar parcerias e angariar fundos para comprar os absorventes”, afirmou Érika Patrícia.
Os amigos, que cursam o 3º ano do ensino médio, criaram canais de comunicação na internet para aumentar a visibilidade do projeto e, através das redes sociais, arrecadam dinheiro para garantir o abastecimento dos dispensadores e produzir kits de higiene para as meninas da escola e comunidade. No Instagram, podem ser encontrados pelo endereço @projeto_semprelivre.
Para compreender o problema da falta de acesso aos absorventes, o trio entrevistou cerca de 90 alunas da escola. Dessas, 53,3% afirmaram usar objetos como pano ou papel higiênico durante o período menstrual.
A instituição de ensino já desenvolve um trabalho com entrega de absorventes para estudantes. Ao todo, 65% das alunas afirmaram usar os itens distribuídos pela escola. Ainda assim, as meninas apontam que enfrentam dificuldades quando precisam comprar mais absorventes, já que o valor do produto sofreu um reajuste de 45% em seu preço entre 2022 e 2023, de acordo com pesquisa de mercado realizada pelos próprios alunos. Mostra Científica
Com a mostra científica, o objetivo da escola é incentivar os alunos a desenvolver pesquisas e projetos sociais ainda na educação básica, como explica a organizadora e idealizadora do evento, a professora de biologia Sara Alves.
“A ciência está presente em tudo. Portanto, é muito importante, até mesmo para o autoconhecimento do aluno, adquirir esse conhecimento da questão acadêmica científica, pensando no futuro. Para que, ao chegar à graduação, ele não seja pego de surpresa sem saber como elaborar um projeto de iniciação científica”, destacou a professora.
A Escola Maria do Carmo Viana dos Anjos oferece ensino em tempo integral e atende a 340 alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio.
Deixe seu comentário
Publicidade