Lançado 1ª livro produzido por alunos da rede estadual sobre os 80 anos do Amapá
Obra literária foi produzida por estudantes de 12 escolas públicas de cinco municípios
Promovendo o protagonismo estudantil e a produção científica nas escolas públicas, o Governo do Amapá lançou na segunda-feira, 12, a primeira edição do livro “Gêneros Textuais: Amapá 80 anos de histórias e estórias”, no auditório da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Macapá. A obra literária foi produzida por alunos de 12 escolas públicas.
A edição reúne obras escolhidas por meio de um concurso. São artigos de opinião, poesia e documentários escritos por alunos, sob orientação de professores. Foram selecionadas 13 produções de estudantes dos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque e Itaubal. Obra ficará disponível na biblioteca das escolas da rede estadual.
Segundo a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, esta primeira edição cumpre a proposta de gestão do governador Clécio Luís, que visa estimular o protagonismo estudantil, com a publicação e a divulgação de livros amapaenses.
“Precisamos cada vez mais de compromisso e investimentos na Educação, com o propósito de promover o protagonismo estudantil e revelar novos talentos. Estamos fomentando ações conforme o planejamento de gestão do governador Clécio, visando mais oportunidades para alunos e professores”, enfatizou Sandra.
Um dos escritores do livro é o aluno Tiago Rodrigues, de 12 anos. No período de inscrição do concurso ele estava no 6º ano da Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco, em Santana. Ele conta que a participação na obra foi motivada pelos próprios colegas de sala.
“Eu me inscrevi porque meus colegas me incentivaram. Fiquei muito surpreso e agradeço a eles que torceram por mim para estar aqui hoje, representando a minha escola”, comentou o jovem escritor.
Tiago escreveu a poesia intitulada “Nosso lindo Amapá”, sob a orientação da professora Kássia dos Santos. Nela, ele relata que a história do estado não chegou nem na metade e as belezas da terra não se podem comparar. A poesia exalta as belezas naturais e a cultura amapaense.
“Eu mobilizei várias turmas, alunos e a escola. Fiquei muito feliz em ser selecionada, ainda mais com esse aluno incrível. Ficamos muito contentes com essa obra e com a valorização dos nossos alunos”, destacou a professora Kássia.
2º Concurso de Gêneros Textuais
A programação contou com solenidade de entrega de certificados para alunos e professores, momento de autógrafos de todos os autores, além do lançamento da 2ª edição do Concurso de Gêneros Textuais com o tema base “Amapá: justiça climática, convivência comunitária e proteção à floresta”.
Este segundo edital tem como debate a necessidade de dialogar sobre nossa participação na COP30 e o lugar que o Amapá ocupa na Amazônia.
O projeto busca valorizar e incentivar o protagonismo estudantil e desenvolver nos alunos a habilidade de relacionar literatura com expressão, informação, e comunicação, considerando que a escrita é uma ferramenta de transformação da realidade e de construção de um mundo melhor.
Confira as escolas que tiveram as produções dos alunos selecionadas para o livro “Gêneros Textuais: Amapá 80 anos de histórias e estórias”:
- Escola Estadual Azevedo Costa, de Macapá
- Escola Estadual José de Alencar, de Macapá
- Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, de Macapá
- Escola Estadual Afonso Arinos, de Santana
- Escola Estadual indígena Camilo Narciso, de Oiapoque
- Escola Estadual Vanda Cabête, de Laranjal do Jari
- Escola Estadual Wilson Hill de Araújo, de Itaubal
Deixe seu comentário
Publicidade