Luau na Samaúma está de volta com duas edições especiais em 2023
A primeira edição do ano terá como temática “Luau na Samaúma – Amapá 80 anos”
O Luau na Samaúma está de volta, após três anos sem ocorrer em razão da pandemia (de 2020 a 2022). A tradicional festividade que reúne diferentes linguagens artísticas e culturais terá duas edições neste ano – dia 27 de outubro e 1º de dezembro. O Ministério Público do Amapá (MP-AP), Governo do Estado e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizadores do evento, preparam uma programação diversificada e para todas as idades.
O endereço é conhecido: ao redor da majestosa árvore Samaúma que dá nome à praça da Procuradoria Geral de Justiça. O Luau, idealizado pelo MP-AP, é uma confraternização do órgão ministerial com a população, que é recebida para fazer do local um espaço de convivência e de alegria, sempre em noite de lua cheia.
Entretenimento acessível, aberto a quem quiser participar e que, para, além disso, movimenta a economia criativa com oportunidades para empreendedores da área de alimentação, segmentos de manualidades, vendas diversas e artistas amapaenses.
A primeira edição do ano terá como temática “Luau na Samaúma – Amapá 80 anos”, integrando as comemorações do “Amapá 80 anos” do Governo, para celebrar a criação do Estado, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, quando deixou de ser Território Federal.
A segunda edição vai abrir a temporada natalina na cidade e comemorar os mais de 80 anos da samaumeira do MP-AP, símbolo do elo de comunicação dos povos das florestas. A árvore é uma das maiores do país, podendo ultrapassar 80 metros de altura e existir por mais de 120 anos. Para abraçá-la, é preciso mais de 20 pessoas. É considerada sagrada para muitos povos, colecionando mitos, histórias e saberes ancestrais.
Luau Samaúma – Amapá 80 anos
O Luau da Samaúma retorna, após 3 anos, com a temática do Amapá 80 anos, no dia 27 de outubro (sexta-feira). O Governo do Estado do Amapá, através da Secretaria de Cultura, garante uma vasta programação cultural, como exposições de artes visuais, cortejos, tendas literárias, shows musicais e muito mais para animar o público.
Organizada pelo Sebrae/AP, também já se tornou tradição no evento a praça de alimentação, com opções que vão de hamburguerias a comidas típicas, além de doces e bebidas.
Para o público infantil, haverá a “Oficina de Mini Chefs”, que vai ensinar a fazer bolo de pote. As inscrições serão feitas antecipadamente e também na hora (se houver vaga). Serão três turmas com 20 vagas, cada, e podem participar crianças entre 3 e 12 anos.
Com articulação geral do MP-AP, o evento conta ainda com o apoio da Prefeitura de Macapá, que vai garantir a iluminação de toda a área do evento; ordenamento do trânsito com agentes da Companhia de Trânsito de CTMac. As liberações legais junto aos órgãos fins já estão aprovadas e a segurança será coordenada pelo Gabinete Militar do Ministério.
Programação cultural:
17h – Exposição de artes visuais;
17h – Tenda literária com exposição e comercialização de livros e declamações poéticas com a Associação Literária do estado do Amapá (Alieap), Movimento Poesia da Boca da Noite e As Juremas;
17h – Contação de histórias com Lu de Oliveira;
17h30 – Contação de histórias com Esmeraldina Santos;
19h – Cortejo artístico;
19h30 – Banda musical do Corpo de Bombeiros Militar;
20h – Show Movimento Costa Norte, com Amadeu Cavalcante, Zé Miguel, Osmar Júnior e Val Milhomem;
21h – Show com o mestre Nonato Leal;
22h – Grupo de Marabaixo.
Deixe seu comentário
Publicidade