Luau na Samaúma vai reunir cultura e história para celebrar 80 anos da tradicional árvore
Programação é realizada pelo Ministério Público, com apoio do Governo do Estado e Sebrae.
O Governo do Estado é parceiro na realização do Luau da Samaúma desta sexta-feira, 1º. O evento, que também conta com apoio do Sebrae, traz ao público apresentações culturais, empreendedorismo e gastronomia em homenagem aos 80 anos da samaúma localizada em frente ao Ministério Público do Amapá (MP-AP), na Zona Sul da capital.
Ao longo de sua existência, a árvore tornou-se objeto de estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Essas pesquisas ajudaram a definir a idade da árvore, que, por sua beleza e imponência, já se tornou um cartão postal do bairro Araxá.
O Luau da Samaúma é realizado pelo MP-AP. O Governo do Estado garante atrações e estrutura para a programação cultural, que traz cortejo artístico, música instrumental e nomes como Zé Miguel e Mauro Cotta, além de um bom samba para ninguém ficar parado, com o Grupo Entre Amigos.
O evento é aberto ao público e promove a ‘Oficina Mini Chefe’, voltada às crianças de 3 a 12 anos. Haverá, ainda, exposição de artes e a ‘Tenda Literária’ para divulgação de obras e contação de histórias para os pequenos.
Economia criativa
Para promover o empreendedorismo, o Luau da Samaúma terá Praça de Alimentação, com uma variedade de itens à venda, como hambúrgueres, doces, comidas típicas e bebidas. O público também poderá apreciar e adquirir peças de artesanato fabricadas por artistas amapaenses.
Nesta edição, a exposição de economia criativa e a praça de alimentação serão ampliadas, com mais oportunidades para o empreendedor: serão 19 estandes de alimentação e 20 para economia criativa. A samaúma terá uma iluminação especial, para a celebração de suas oito décadas de história.
Em 2023, o Luau voltou a acontecer, no mês de outubro, em celebração aos 80 anos de criação do ex-território do Amapá.
Luau na Samaúma
Com atividades realizadas pelo MP-AP, o evento conta com diversas parcerias e, 2023, o Governo do Amapá integra o time, firmando a cooperação entre as entidades para a realização de uma programação artística, cultural e diversa totalmente gratuita para a população.
Tradicionalmente, o Luau na Samaúma ocorre na Praça da Samaúma, no Complexo do Araxá. A programação inicia a partir das 17h.
Confira a programação cultural:
Sexta-feira, 1º
18h – Contação de histórias com Angelita
19h – Cortejo Artístico
19h30 – Apresentação de música instrumental
20h – Zé Miguel
21h – Grupo Entre Amigos
22h – Mauro Cotta
Deixe seu comentário
Publicidade