Macapá comemora 266 anos neste domingo (4)
Macapá é a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador
Neste domingo (4), Macapá — a capital do estado do Amapá — completa 266 anos de história. A cidade foi a primeira do estado a ser fundada, em 1758, e foi criada a partir de um destacamento militar criado em 1738.
A história do nome Macapá iniciou como vila e foi oficializada pelo então governador do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado. Inicialmente, a cidade era habitada por casais de açorianos. A economia, cultura e política eram ligadas ao estado do Pará. Só em 1859 que a vila foi elevada à categoria de cidade, por intermédio do tenente-coronel Henrique Rolan. Macapá é a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador.
Segundo dados do IBGE, o PIB da cidade é de cerca de R$ 12,9 bilhões de reais, sendo que 48% do valor adicionado advém dos serviços. Na sequência aparecem as participações da administração pública (42,2%), da indústria (9,1%) e da agropecuária (0,6%).
Macapá também concentra os cartões-postais, como o monumento Marco Zero do Equador, a Fortaleza de São José de Macapá, construída em 1782 para proteger a cidade de invasões; o complexo Beira-Rio, além do Estádio Olímpico Milton de Souza Corrêa, o “Zerão”.
Para a comemoração do aniversário, a prefeitura preparou uma grande programação para este final de semana. A comemoração inclui corrida de aniversário, missa em ação de graças, inaugurações de espaços públicos e apresentações culturais, com shows locais e nacionais.
O Governo do Amapá também homenageia a cidade com um grande show nacional em praça pública.
Deixe seu comentário
Publicidade