Nota 10

Macapá Verão 2023: Marabaixo marca a quinta-feira no Mercado Central

Evento que destaca a cultura tradicional do Amapá faz parte da programação do maior Macapá Verão de todos os tempos


 

Na quinta-feira (6) a programação do Macapá Verão deu espaço para a maior manifestação cultural do estado: o Marabaixo. O Mercado Central foi palco para 15 grupos tradicionais de marabaixo e batuque. A programação iniciou com apresentação do DJ Valmir, que animou os participantes. Em seguida, os 15 grupos se organizaram em uma longa celebração.

 

“É preciso que o nosso artista regional, o marabaixeiro, seja visto e reconhecido enquanto artista relevante em nossa cultura. Quem acompanhou o espetáculo viu um grandioso movimento de cores e ritmos da maior contribuição cultural da nossa história”, comentou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Olavo Almeida.

 

A marabaixeira Elísia Congó, do grupo Raízes da Favela, agradeceu o espaço e reforçou a importância de eventos culturais carregados de regionalidade na programação do Macapá Verão 2023.

 

“Esse espaço nos ajuda a perpetuar a grandiosidade da nossa história, da nossa música, do negro na construção da cultura amapaense. Um espaço para o Marabaixo ser visto, dançado e exaltado, é, sem dúvidas, um espaço de alegria e valorização”, comentou.

 

O cantador e tocador de Marabaixo, Julião Tomás Ramos, de 38 anos, do grupo Movimento Cultural Ancestrais, destaca a importância do Marabaixo estar presente em todos os eventos de grande de porte.

 

“É aqui que a população se encontra, brinca, aprecia as nossas raízes, nossa história. O Marabaixo é nosso patrimônio e deve estar sempre presente em todos os espaços”, afirmou o marabaixeiro.

 


Deixe seu comentário


Publicidade