Diário no Carnaval

Mais de 450 policiais irão garantir segurança dos foliões na Banda

Policiais militares, civis, homens do Corpo de Bombeiros, da Polícia Científica e do GTA estarão em pontos estratégicos durante percurso do bloco


 

Elen Costa
Da Redação

 

Neste ano, o bloco mais popular do estado, A Banda, fará a 59ª edição e a expectativa da Associação de Brincantes e Simpatizantes do Bloco de Sujos, responsável pelo evento, é receber cerca de 150 mil pessoas.

 

Para garantir a segurança dos brincantes amapaenses e turistas, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) montou um Plano Estratégico e Operacional voltado para o evento, com mais de 450 agentes que estarão dispostos durante o percurso.

 

Serão cerca de 280 policiais militares, cem bombeiros e 40 policiais civis. Entram no planejamento a Polícia Científica e o Grupo Tático Aéreo (GTA), que empregará novos agentes distribuídos em policiamento terrestre e aéreo com o helicóptero Gavião Uno e uso de drones para monitoramento.

 

“Nossa intenção é repetir na Banda o que verificamos em outros eventos grandes como foi no Sambódromo, sem ocorrências graves, um carnaval de paz. Temos escalado um bom número de profissionais atuando de forma integrada para garantir a segurança de todos”, destacou José Neto, secretário de segurança pública.

 

A Sejusp destaca, ainda, que os batalhões da Polícia  Militar e efetivos das demais forças continuarão no serviço ordinário em todo o estado, atendendo eventuais ocorrências registradas pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), através do 190 e 193.

 

Polícia Militar

A Polícia Militar irá atuar com a unidade móvel de monitoramento, viatura com o operador de drone, policiamento a pé e motorizado com carros e motocicletas. Do efetivo total, mais de 180 militares estarão no policiamento a pé, dispersos em pontos estratégicos e entre a multidão.

 

Os batalhões de Policiamento de Trânsito (Bptrans) e Rodoviário Estadual estarão atuantes na organização do tráfego durante o percurso.

 

Corpo de Bombeiros

O efetivo militar do Corpo de Bombeiros irá atuar com atendimento pré-hospitalar garantindo os primeiros socorros às pessoas que, por ventura, passem mal ou se machuquem durante o evento, além de deslocamento para unidades hospitalares em ambulâncias, caso algum brincante  necessite de atendimento de média e alta complexidade.

 

O CBM terá à disposição, durante o percurso, sete viaturas entre ambulâncias de atendimento avançado e de suporte básico, viatura de salvamento em geral e ainda um veículo responsável pela vistoria contra incêndio e pânico.

 

Polícia Civil

Durante o período do Carnaval, as Centrais de Flagrantes da Polícia Civil têm um reforço no efetivo. Na passagem da Banda, na 6ª Delegacia de Polícia da Capital, localizada no bairro do Trem, será ativada uma central de atendimento para registro de boletim de ocorrência e lavratura de flagrante de crimes de menor potencial ofensivo.

 

Além disso, haverá profissionais do setor de inteligência infiltrados entre os foliões  realizando rondas, contribuindo com a segurança da festa popular.

 

Polícia Científica

O Plano Operacional da Sejusp conta também com os trabalhos da Polícia Científica do Amapá, que atuará com profissionais divididos em equipes com peritos, técnicos periciais e papiloscopista para auxiliar a central de atendimento da Policia Civil em caso de eventuais ocorrências.

 

Percurso da Banda

De acordo com a comissão organizadora do bloco, a concentração inicia já pela manhã em frente ao Centro Sócio Cultural A Banda, localizado na avenida Ernestino Borges, 257, no bairro Laguinho.

 

Confira a programação:

9h – montagem dos bonecos;

12h – será servido um caldo para a comunidade;

13h – saída para Praça Veiga Cabral;

13h:30 –  início do desfile;

19h:30 – previsão  de término.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade