Mais uma obra de César Bernardo de Souza – O Doutor das Calça
O Doutor das Calçadas é um conto romanceado, ficção, mas de inspiração na vida real. Fim da década de 1980, em Macapá, os fenômenos meninos de rua e Aids surgiram com força.
O jornalista e radialista César Bernardo de Souza autografa hoje, às 19h, em lançamento no Sebrae-AP, o livro O Doutor das Calçadas, obra que amplia a sua participação na literatura amapaense – ele é autor e/ou co-autor de vários livros, alguns deles escolhidos para leitura obrigatória emv várias escolas e universidades.
O Doutor das Calçadas é um conto romanceado, ficção, mas de inspiração na vida real. Fim da década de 1980, em Macapá, os fenômenos meninos de rua e Aids surgiram com força. “A visão muito de perto desses fatos me lavaram a crer que durariam por muito tempo e talvez tivessem chegado pra ficar, provocando mudanças profundas na sociedade em geral”, diz o autor.
O conto tem contornos de sofrimento, desassistência e nova legião de pessoas invisíveis fazendo parte e ao mesmo tempo denunciando o descaso da sociedade por pessoas que merecem, mas não recebem a devida atenção.
Quando em 1992 se instalou no Congresso Nacional a CPI do Menor e do Adolescente, e para relatá-la fora escolhida a deputada federal pelo Amapá, Fátima Pelaes, mais realce a questão ganhou no propósito de criação do escritor. Roteirizar o texto ficou mais fácil e mais complexo, daí o desafio de transformá-lo no conto O Doutor das Calçadas.
Tantos anos escrito, tantas revisões impostas, até que surgiram as condições básicas para publicar a obra. “É possível que o O Doutor das Calçadas agrade aos leitores, de todas as idades, de todas as classes sociais e de inserção em qualquer sociedade no Brasil. Especialmente agora em que o país mergulha na discussão da elevação da idade penal, aí sim, é tempo de ler e acrescentar na discussão os discursos do Tista, protagonista do romance”, alerta César Bernardo.
O livro tem132 páginas; o prefácio e a apresentação incorporam críticas iniciais ao conteúdo do livro, visto que têm nisso as competências do professor e escritor Paulo Tarso Barros e o rigor revisional de Epaminondas Pelaes dos Santos, respectivamente. “Além disso, essa publicação dá sequência ao propósito que temos de aliar em livros a excelência das artes plásticas que se pratica no Amapá, apresentando capa e contra capa de Ronaldo Picanço”, atesta o autor de O Doutor das Calçadas.
Deixe seu comentário
Publicidade