Diário no Carnaval

Maracatu da Favela une festejos carnavalescos e juninos e traz romance entre Pierrot e Matuta

O enredo ‘Alavantu’ vai mostrar o casamento das duas maiores manifestações culturais do país no dia 10 de fevereiro


Celebrando a diversidade brasileira, numa fusão única de ritmos e tradições, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Maracatu da Favela levará para a avenida Ivaldo Veras, no Sambódromo, o enredo “Alavantu”. A oitava reportagem da série especial do Carnaval 2024, do Governo do Amapá, apresenta o samba que pretende unir a energia contagiante do carnaval ao calor das festividades juninas.

A verde e rosa desfila no dia 10 de fevereiro e traz dois personagens envolvidos em uma história romântica: Pierrot, simbolizando o Carnaval, e Matuta, simbolizando as festas que acontecem no mês de junho. O casamento entre os dois será consolidado com muita folia e arraiá.

A integrante da Comissão de Carnaval da Maracatu da Favela, Roberta Gomes, explica que o enredo, apesar de ser formado por apenas uma palavra, possui um grande significado.

“Alavantu, na linguagem popular das festas juninas, significa seguir em frente, enquanto ‘anarriê’ significa ir para trás. Então, o Pierrot simboliza o Maracatu triste, e a Matuta, que representa todas essas festas, vem para dar um ‘alavantu’ na vida do Pierrot, deixando-o mais alegre e feliz”, explica Roberta.

Outros carnavais
A Maracatu da Favela é uma instituição carnavalesca da cidade de Macapá, que nasceu no bairro Santa Rita, conhecido carinhosamente como ‘Favela’. Foi registrada oficialmente em 15 de dezembro de 1957, mas a fundação dela se dá pelo menos 10 anos antes do registro oficial, pois a agremiação tem alicerces no bloco “Tricolores da Folia”.

A escola participou de todos os desfiles oficiais de carnaval, onde consagrou-se nove vezes campeã, com o último título em 2013. Em 2023, com o enredo ‘Resistência é favelar’, a Maracatu da Favela homenageou as religiões africanas e destacou a força do axé e a diversidade e ficou em 5º lugar.


Deixe seu comentário


Publicidade