Nota 10

Maracatu, Império da Zona Norte e Embaixada abrem apresentações carnavalescas ‘Na Levada do Samba’

Evento ocorre nas noites de domingo de julho e agosto, com apresentações de escolas de samba de Macapá e Santana


 

O Governo do Amapá reuniu apaixonados pelo carnaval no domingo, 21, na orla do Rio Amazonas, com apresentações de três agremiações. As escolas Maracatu da Favela, Império da Zona Norte e Embaixada do Samba arrastaram brincantes e contagiaram centenas de pessoas ao longo do trajeto, que percorreu o Complexo Turístico do Araxá até o Trapiche Santa Inês.

 

O evento “Na Levada do Samba” segue no próximo domingo, 28, com as agremiações Piratas da Batucada, Unidos do Buritizal e Piratas Estilizados, sendo uma iniciativa que proporciona entretenimento, lazer, fomenta a cultura, incentiva o turismo e impulsiona a economia local.

 

 

A programação é coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e conta com a parceria do Instituto Cultural Educacional Formar (Icef) e a Liga das Escolas de Samba do Estado do Amapá (Liesap). Além disso, o evento também conta com recursos de emendas parlamentares dos deputados estaduais Rodolfo Vale, Jory Oeiras e Raimunda Beirão.

 

A estudante Laiane Lemos, de 33 anos, é moradora do bairro Cabralzinho, na Zona Oeste da capital, e aproveitou a noite de domingo para curtir com seus amigos.

 

“O carnaval é algo muito relevante para a cultura do nosso estado, e estou maravilhada de estar aqui, curtindo essa energia das escolas de samba com as pessoas que amo. Momentos como esse fomentam a economia e celebram o que temos de melhor”, destacou Laiane.

 

Ao longo do trajeto, famílias puderam prestigiar as agremiações, que para o evento trouxeram a comissão de frente, a rainha de bateria e os casais de mestre-sala e porta-bandeiras.

 

 

Participante da escola Embaixada do Samba Cidade de Macapá há 10 anos, Disney Silva afirmou que o “Na Levada do Samba” é uma oportunidade de mostrar que o carnaval acontece todos os dias e requer muita preparação ao longo dos meses.

 

“O carnaval é anual, mas todas as escolas se preparam por meses para entregar o melhor para o público. Essa iniciativa é louvável, pois valoriza esse trabalho cultural e leva a alegria do samba para todos, além de antecipar as novidades do ano que vem”, ressaltou Silva.

 

A secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, reforça que o evento também beneficia todos que participam direta e indiretamente da programação. “O evento se prepara para as festividades carnavalescas de 2025, fomentando a economia e valorizando a cultura aliada ao turismo, além de oferecer geração de emprego, entretenimento e lazer para a população amapaense”, frisou Syntia.

 

O presidente da Liesap, Jocildo Lemos, destaca que o carnaval do Amapá vive um momento único de valorização e representatividade cultural. “Estar reunido com o povo é uma alegria fantástica. O carnaval é alegria, e essa iniciativa do Governo do Estado e dos apoiadores que fomentam o evento reforça  a importância das raízes amapaenses”, finalizou Lemos.

 

 

Confira a programação do “Na Levada do Samba”:

Domingo, 28

Local: Complexo Turístico do Araxá

Hora: 16h

Agremiações: Piratas da Batucada, Unidos do Buritizal e Piratas Estilizados

 

3 de agosto

Local: Avenida Santana, no município de Santana

Hora: 16h

Agremiação: Império do Povo

 

11 de agosto

Local: Complexo Turístico do Araxá

Hora: 16h

Agremiações: Emissários da Cegonha, Boêmios do Laguinho e Solidariedade

 


Deixe seu comentário


Publicidade