Nota 10

‘Muitas vezes senti que ia chorar’, diz atriz amapaense que acompanhou apresentação do Grupo Galpão, em Macapá

Marina Brito, que também é produtora teatral, ficou emocionada; espetáculo continua neste domingo, 28, e tem apoio do Governo do Estado


 

Com as bençãos da brisa do rio Amazonas e da ancestralidade e imponência da Fortaleza de São José de Macapá, o renomado grupo teatral mineiro “Galpão”, se apresentou pela primeira vez no sábado, 27, no Amapá, com o espetáculo “De tempo somos – um sarau do Grupo Galpão”.

 

 

A encenação seguiu até o domingo (28), com a disponibilização de 200 ingressos na entrada do espetáculo. A turnê pelo Norte e Nordeste do Brasil é promovida pelo Ministério da Cultura e Petrobrás e recebeu o apoio do Governo do Estado.

 

Emoção entra em cena

O público ovacionou a apresentação, que uniu teatro, música, risos e poesia. O momento foi especial para quem vive o cotidiano e os encantos das artes cênicas no estado, a exemplo da atriz e produtora cultural, Marina Brito. Para ela, a imersão em cada detalhe da apresentação do grupo encantou e emocionou.

 

 

“As expectativas já eram altas e eles conseguiram superar, porque foi incrível. Todo o coro, todas as músicas têm um grande significado, de uma forma que vamos entendendo a letra e toda a narração do espetáculo. Eu me senti super conectada. Muitas vezes senti que ia chorar e não tinha nem porquê. Foi maravilhoso! Só gratidão por eles estarem aqui no Amapá”, disse Marina.

 

A atriz Lydia Del Picchia que, além de atuar é uma das diretoras do espetáculo, expressou sobre a satisfação de estar, pela primeira vez, em Macapá e ver reconhecido o trabalho do Grupo Galpão. Ela demonstrou entusiasmo com a energia de todo o cenário e acolhimento que as pessoas e o monumento da Fortaleza proporcionaram à toda a trupe.

 

 

“Eu quero expressar a profunda alegria que é estarmos aqui pela primeira vez em Macapá, nessa cidade, nesse forte maravilhoso. Fomos recebidos com tanto calor, tanto carinho nesse espaço que abraçou o espetáculo, abraçou o grupo Galpão de uma maneira maravilhosa. Estamos muito emocionados e felizes”, disse Lydia.

 

A secretária adjunta de Cultura, Marina Beckman, classificou a experiência como valiosa, pois o grupo tem renome nacional e é inspiração para os que fazem cultura no Brasil e, principalmente, no Amapá.

 

 

“Nós, enquanto fazedores de cultura, enquanto atores, atrizes, gente de teatro, queríamos muito receber esse grupo em nosso estado para fazer essa troca de experiências, de vivências. Celebramos junto com eles os 40 anos do grupo. Isso enriquece nossos conhecimentos e deixa um aprendizado cultural”, enfatizou a gestora.

 

De tempo somos – um sarau do Grupo Galpão

O espetáculo celebra o encontro do teatro com a música, marca registrada do grupo em seus mais de 40 anos de história.

 

Reunindo canções, poesia e festa, o espetáculo apresenta 25 músicas do repertório do grupo. O enredo da narrativa no palco, lança aos atores o desafio de se reinventarem em cena, se aproximando ainda mais do público, a quem são dedicadas algumas das canções.

 

Oficinas

Além da apresentação teatral, a iniciativa promove oficinas educativas. A primeira aconteceu na sexta-feira, 26, com o tema: ‘Produção e Gestão de Grupos”.

 

A programação segue até segunda-feira, 29, no Espaço Cangapé, na Rua Setentrional, 241, bairro Araxá. São 30 vagas para pessoas a partir de 18 anos, por ordem de inscrição. Todas as oficinas contam com interpretação em Libras.

 


Deixe seu comentário


Publicidade