Nota 10

Nonato Leal faz show na festa de lançamento de seu Songbook

Violonista de 92 anos dá show de música e humildade na praça Floriano Peixoto


Douglas Lima
Da redação

“É uma obra não só pro Amapá, mas para o mundo”. Assim o prefeito Clécio Luís se expressou ao discursar no início da noite desta segunda-feira, 30, na praça Floriano Peixoto, no lançamento do Songbook com dez partituras instrumentais do violonista de 92 anos de idade, Nonato Leal. O evento foi transmitido ao vivo pela Rádio Diário FM 90,9.

O Songbook é uma obra estilo exportação. Capa dura. Produzido e editado pelo setor de cultura da Prefeitura Municipal de Macapá como a primeira versão de uma quadrilogia que terá, sequencialmente, obras dos músicos amapaenses Professor Tiago, Amilar Brenha e Mestre Oscar Santos.


O prefeito Clécio registrou que o projeto do Songbook de Nonato Leal foi elaborado pelo seu antecessor João Henrique Pimentel. “Só demos continuidade, e na medida do possível o enriquecemos”, informou o gestor.

Tão logo soube que teria as suas obras coletadas num livro, o professor Nonato Leal se pôs a compor, tendo concluído 12 canções que, em virtude dos trabalhos gráficos, não puderam ser inseridas na obra.


“Todo esse trabalho recente de Nonato Leal não pôde entrar no Songbook, mas se encontra na versão digital do livro”, anunciou o prefeito Clécio Luís, sendo em seguida sucedido na palavra pelo artista que assina a obra.

Nonato Leal, bem em seu estilo franco, cumprimentou a todos os presentes, deu maior ênfase ao se dirigir às pessoas pelas quais tem mais carinho e respeito, não esquecendo da família, a  esposa Paracy, ausente por enfermidade, e os filhos Vanildon e Venilton, ambos músicos, e a filha Vera, que cuida das obras artísticas do pai.


Mas o professor Nonato Leal foi mais aplaudido quando assim se pronunciou, manifestando plenamente toda a humildade que o acompanha: “Eu quero sinceramente agradecer, por primeiro, a uma pessoa que está dentro nós, zelando por nós, Jesus Cristo. Se não fosse Ele nós não estaríamos aqui, agora”.

Clécio Luís ainda anunciou que da safra da Prefeitura Municipal de Macapá, além da quadrilogia, já em agosto será lançado livro de Ruy Godinho, intitulado ‘Então foi assim”, contando a história de cada música amapaense narrada pelo próprio autor.


Após a fala do professor Nonato Leal, na praça Floriano Peixoto, ele fez show com suas preciosas composições coletadas no Songbook, e outras mais, deliciando a plateia, assim prosseguindo as comemorações dos seus 92 anos, que já invadem uma semana.

Fotos: Joelson Palheta


Deixe seu comentário


Publicidade