Nota 10

Novo Bispo de Macapá, Dom Antônio desembarca sábado na capital amapaense

Do Aeroporto, às 13h45min, ele seguirá em carreata para o Santuário de Fátima, onde será recepcionado pelo povo católico e autoridades civis e militares


 

Douglas Lima
Editor 

 

O novo bispo diocesano de Macapá, Dom Antônio de Assis Ribeiro, cuja posse canônica se dará em 26 de fevereiro, quarta-feira próxima, chega na capital amapaense, neste sábado, 22, às 13h45min. Do Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre ele seguirá em carreata para o Santuário de Fátima, onde será recepcionado pelo povo católico e autoridades civis e militares.

 

 

Os detalhes dos primeiros dias de Dom Antônio em Macapá foram dados, antecipadamente, na manhã desta sexta-feira, 21, pelo Padre Paulo, que integra a equipe diocesana de recepção ao religioso. Ele registrou que além de um evento católico, a chegada do novo bispo é um acontecimento histórico, uma vez que a Igreja se faz presente no Amapá desde o remoto ano de 1618.

 

Padre Paulo informou que a primeira ação de Dom Antônio de Assis Ribeiro, após a recepção de sábado, será a celebração de sua primeira Missa em Macapá, domingo, 23, às 10h, na Nova Catedral. A posse só ocorrerá dia 26, com a presença do Arcebispo da Arquidiocese de Belém do Pará, Dom Alberto Taveira, e mais de 20 bispos do Norte do país, além de autoridades locais, entre elas o prefeito Antônio Furlan e o governador Clécio Luís.

 

Dom Antônio de Assis Ribeiro, 58 anos, é natural de Capitão Poço, município da região nordeste do Pará. Vem de uma família de 11 filhos; o pai, agricultor, a mãe, dona de casa. “Um detalhe importante é que Dom Antônio é preto. Isso faz toda a diferença, não por racismo aos quatro bispos anteriores, brancos e de olhos claros, mas porque nós do Amapá somos 78% de negros, segundo o último Censo do IBGE”, pontuou Padre Paulo.

 

 

Dia 27, Dom Antônio, substituto do italiano Dom Pedro José Conti, que após 20 anos como bispo de Macapá entregou o cargo ao Papa Francisco, em virtude da idade, 75 anos, será recepcionado por movimentos sociais e culturais, às 18h30min, no Auditório da OAB-AP, entre eles os recuperandos da Fazenda da Esperança, no Amapá, e os jovens dos municípios paraenses de Gurupá e Afuá, pertencentes aos Guardiões da Floresta, os quais farão apresentação a respeito de ‘Sabor Açaí’, canção de Lucinha Bastos e Nilson Chaves.

 

Padre Paulo ainda informou que o evento cultural de recepção ao bispo terá também shows de Osmar Júnior, Patrícia Bastos e Verônica dos Tambores. Índios tiriós se farão presentes. Cacique de mais de 80 anos vai falar com o chefe da Igreja Católica no Amapá, na linguagem tirió, fazendo uso de um tradutor. “Tudo para acolher Dom Antônio”, festejou o informante Padre Paulo.

 


Deixe seu comentário


Publicidade