Parque de Exposições da Fazendinha é preparado pra receber a ‘Cidade Junina 2024’
Estado garantirá estrutura para apresentação de quase 60 grupos juninos do Estado do Amapá
O Governo do Amapá reuniu cerca de 60 grupos folclóricos para apresentar o novo local onde irá se instalar a “Cidade Junina” deste ano. O Parque de Exposições da Fazendinha, na Zona Sul de Macapá, deverá abrigar uma estrutura completa para as apresentações dos três maiores festivais de São João do estado.
A reunião foi realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com representantes dos grupos. Para realizar o evento, o Governo do Amapá vai construir uma grande arena seguindo os padrões oficiais para selecionar as melhores performances culturais que se apresentarem.
“Ano passado todos os grupos receberam recursos do Governo do Estado para se apresentar, sejam aqueles que se deslocam para participar dos festivais ou os que se apresentam no seu município. É um processo de fortalecimento do segmento, onde vimos grupos que estavam inativos retornarem às atividades e isso mostra a força da categoria. Esse ano teremos uma quadra junina ainda mais robusta e com uma estrutura completa”, reforçou a secretária de Cultura, Clícia Vieira Di Miceli.
Oficialmente, o Arraiá do Povo reúne os festivais juninos: Arraiá no Meio do Mundo; Festival Junino Sandro Rogério; e o Forrozão Primo Sebastian, que selecionará o representante do Amapá no Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas. Este ano, entre as novidades, está o custeamento de passagem e hospedagem para os vencedores do Forrozão.
Com a nova localização, será possível expandir os serviços da Cidade Junina, com a adesão de lojas de armarinho, tecido e serviços que compõem a oferta de serviços aos quadrilheiros.
“Outra novidade que estamos proporcionando é a garantia de estadia em Macapá para os quadrilheiros de outros municípios, então eles terão uma estrutura adequada para se apresentar e para se manter na cidade, garantidos pelo Governo do Estado”, reforçou a secretária.
A estrutura será composta por áreas de concentração e dispersão, praça de alimentação com gastronomia típica, parque de diversões, feira de empreendedorismo, áreas de convivência e espaços instagramáveis.
Economia
Em 2023, foi realizado o maior repasse já feito para os grupos juninos amapaenses. Com emendas dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, foram investidos mais de R$ 2 milhões para festivais juninos em quatro municípios, como Macapá, Santana, Laranjal e Vitória do Jari.
Em oito dias de festividade, o “Arraiá do Povo” organizado pelo Governo do Amapá, movimentou a economia e gerou 1,5 mil empregos temporários.
Parque de Exposições da Fazendinha
Em abril, o Governo instituiu um comitê para gerenciamento do uso do Parque de Exposições da Fazendinha para atender um calendário de atividades econômicas, sociais e culturais ao longo do ano, garantindo uso do espaço ao longo de todo o ano.
Deixe seu comentário
Publicidade