Nota 10

Paulinho Pedra Azul comemora seus 60 anos com dois shows em Ma

Nascido na cidade de Pedra Azul (a qual adotou como nome artístico), em 1955, no Vale do Jequitinhonha (região nordeste de Minas Gerais), Paulinho é cantor, compositor, poeta, instrumentista, pintor e escritor. Iniciou na vida artística aos 13 anos de idade, inicialmente com as artes plásticas enveredando em seguida pela poesia e pela música.

Sua produção musical concentra-se principalmente em canções e serestas românticas. O primeiro disco, “Jardim da Fantasia”, foi lançado em 1982 pela RCA, quatro anos depois da mudança para São Paulo, e a música-título ficou conhecida. Depois disso, se apresentou com freqüência em universidades, participou de festivais e lançou discos regularmente nas décadas de 80 e 90, obtendo grande sucesso, sobretudo, em Minas Gerais. Em 1999 lançou o CD “As Estações do Homem”.
­­
Seu maior sucesso, sem dúvida nenhuma, é a canção “Jardim da Fantasia”, título de seu primeiro projeto musical (disco). “Bem te vi, bem te vi, andar por um jardim em flor, chamando os bichos de amor, tua boca pingava mel…”.

Um dos maiores artistas da música popular brasileira (MPB), Paulinho Pedra Azul, vai realizar dois shows em Macapá em comemoração aos seus sessenta anos de idade, nos dias 5 e 6 (sexta/sábado), no Bar Diretoria, às 23:30h, na esquina da avenida Pedro Baião com a Rua Manoel Eudóxio Pereira – Santa Rita.



 

Durante sua trajetória de artista cantador, Paulinho Pedra Azul gravou muitos discos autorais: (1982)Jardim da Fantasia – BMG/Ariola – LP; (1984) Uma Janela de Dentro Dos Meus Olhos – Independente – LP; (1986) Sonho de Menino – Independente – LP; (1988) Pintura – Independente – LP; (1989) Papagaio de Papel – Independente – LP; (1990) Mais Uma Vez – Independente – LP; (1991) Paulinho Pedra Azul-10 Anos/Coletânea – Independente – LP; (1992) Uma História Brasileira – Independente – LP; (1994) Vivo – Velas – CD; (1994) Quarentena – Velas – CD; (1999) As Estações do Homem e outros.

Será a segunda vez que Paulinho Pedra Azul pisará em terras tucujus para fazer show, pois em 1999 ele veio lançar em Macapá, o CD “As Estações do Homem”.

Dados artísticos
Entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970, participou de diversos festivais de música no Vale do Jequitinhonha. No mesmo período realizou inúmeros shows em cidades do interior de Minas Gerais. Ainda nos 1970, mudou-se para São Paulo onde morou por dez anos, período no qual trabalhou com o cantor e ator Saulo Laranjeira. Em 1982 lançou seu primeiro disco,o LP, “Jardim da fantasia”, pela BMG. Retornou em seguida à Minas Gerais, indo residir em Belo Horizonte.

Sua música registra influências que vão desde os Beatles até o mineiro Clube da Esquina. Ao longo de mais de 15 anos de carreira vendeu mais de 300 mil discos, a maioria em produçoes independentes. Em 1994 gravou ao vivo no Palácio das Artes em Belo Horizonte o CD “Vivo”, onde estão presentes entre outras as composições “Precisamos de amores” e “Teu triste olhar”, de sua autoria, além de “Noite” e “Tarde”, parcerias com Marcelo Drummond e “Esperando a feijoada”, de Heraldo do Monte e Tadeu Franco.

Em 1999 foi eleito em uma pesquisa como o segundo cantor mais conhecido de Minas Gerais, depois de Milton Nascimento. Em 2000 teve a composição “Tele-fome” gravada pelo grupo de rock Jota Quest. Em 2001 apresentou-se no CCBB no Rio de Janeiro no projeto “Veredas de Minas”, juntamente com outros artistas mineiros como Fernando Brandt, Tavinho Moura e Mestre Tizumba. No mesmo ano, gravou com Wagner Tiso um CD com músicas de Godofrego Guedes, pai de Beto Guedes. Já teve músicas gravadas por Diana Pequeno, Rosa Maria, Dércio Marques, Pena Branca e Xavantinho, Déo Lopes e Rubinho do Vale e outros.


Deixe seu comentário


Publicidade