Nota 10

Peça teatral ‘Nas memórias do regatão’ marca abertura da 11ª Semana dos Museus no Sacaca

Encenação resgatou história de ribeirinhos e parteiras da região.


A abertura da programação da 11ª Semana dos Museus no Sacaca foi marcada pela performance teatral “Nas memórias do regatão” nesta quarta-feira, 27, no auditório Waldemiro Gomes. O evento é realizado pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram) em parceria com o Governo do Estado do Amapá.

Ao todo, dez atores encenaram uma viagem de volta no tempo que retratou a história de dois médicos que conheceram a Mãe Luzia Parteira, personagem histórica que deu o nome para maternidade de Macapá. Os médicos tiveram o primeiro contato com a população ribeirinha que usava o Regatão – barco que fazia comércio nos rios da região. Eles estavam em um local onde o barco sempre passava.

A cada movimento e falas, o público conheceu um pouco da história de pequenos comerciantes que entravam nos rios e igarapés da Amazônia, com suas pequenas embarcações oferecendo produtos para moradores da região.

Os atores fizeram também a representação do trabalho de uma parteira, nas regiões ribeirinhas. Na qual uma adolescente deu à luz a uma criança com ajuda de uma das parteiras mais conhecidas, a Mãe Luzia.

Dando continuidade às atividades, nesta quinta-feira, 28, inicia a exposição a céu aberto das comunidades ribeirinhas, parteiras, castanheiras e dos regatões da Amazônia. A exposição que completou 14 anos está distribuída na área externa do Museu Sacaca e conta com réplicas de personagens ribeirinhos, construções indígenas, casas e exemplares de plantas frutíferas da região.

A diretora do Museu Sacaca, Aimê Favacho, falou que o público marcou presença para abertura do evento e que a expectativa é que a cada dia este número aumente. “Estamos prontos com nossa equipe de técnicos para receber o público de turistas, estudantes e a população em geral”, afirmou Favacho.

A programação no Museu Sacaca segue nos dias 29 e 30 com as oficinas de bonecas “Abayomi” e a contação de história “Vozes da Floresta”. No dia 1º de outubro das 14h às 18h, acontece o encerramento das atividades com a oficina de fotografia.

O ponto turístico está aberto de terça a domingo, das 9h às 17h. Uma equipe de técnicos da instituição acompanha as visitas e explica cada detalhe da exposição.


Deixe seu comentário


Publicidade