Nota 10

Pela primeira vez será realizado o Ciclo do Marabaixo da Zona

A zona norte precisa conhecer a nossa história. Esse projeto não é só o Marabaixo, realizamos outras atividades e o espaço serve de centro de incentivo à leitura. Uma campanha de arrecadação de livros de autores locais e obras de autores de outras cidades brasileiras é feita na região.



 

Pela primeira vez a zona norte de Macapá vai realizar o Ciclo do Marabaixo nos bairros que contemplam aquela área da cidade. A manifestação, que é do tradicional calendário que acontecia somente nos bairros do Laguinho e Favela, a partir deste ano está se expandindo para outros lugares. “Pois o Marabaixo é uma cultura de todo o estado do Amapá e não somente de dois bairros. Temos que levar essa manifestação a todos os outros bairros de Macapá e a todos os outros municípios do estado”, defendeu a Delcilene do Carmo Costa, mais conhecida como “Déu Marabaixo”, presidente do Grupo Folclórico Herdeiros do Marabaixo”, autora da iniciativa.

O Grupo Folclórico Herdeiros do Marabaixo existe há 16 anos e há dez realiza o Marabaixo da Zona Norte, mas neste ano é a primeira vez que será festejado o Ciclo do Marabaixo da Zona Norte. O projeto envolve os municípios de Macapá e Santana, cuja área de localização é a avenida Santo Antônio nº 52 (Loteamento São José), contemplando as comunidades das adjacências.

O Marabaixo da Zona Norte é um evento que envolve as comunidades que incentivam as Manifestações Culturais como: Marabaixo, Ladainha, Batuque, Zimba, Sairé, Hip Hop, Capoeira e desta forma envolverá as comunidades do Mazagão Velho, Ressaca da Pedreira, Curiaú, Rasa, Torrão do Matapi, Campina Grande, Neginho do Marabaixo, Igarapé do Lago, Cunanin, Dica Congó, Irmandade de São José e outros.

A edição do Ciclo do Marabaixo da Zona Norte vem sendo realizada pelo Grupo Folclórico Herdeiros do Marabaixo que vem pensando de uma forma diferente de executar, as manifestações culturais. A organização do evento consegue envolver pessoas trabalhando, na comercialização de Artesanato, Comidas Típicas, Bebidas tipo (Gengibirra e Chichi de Anjo),execuções das atividades que requer esforços redobrados dos sócios e colaboradores do Marabaixo da Zona Norte.

O Marabaixo iniciou em Mazagão Velho, depois chegou ao Município de Macapá dançado em frente à Igreja de São José, depois levado para os bairros do Laguinho e Favela, mas com finalidade de ampliação de difusão da cultura do Marabaixo para todo o Estado do Amapá.

Déu Marabaixo é uma incentivadora dessa manifestação e vem expandindo esse movimento. Hoje ela reside na comunidade do loteamento São José, e resolveeu executar essa edição do Ciclo do Marabaixo da Zona Norte em seu próprio ambiente, onde adquiu um espaço próprio, onde tem por finalidade a difusão da cultura do Marabaixo, para os sócios e pessoas interessados.

“Esse nossa iniciativa é mais um instrumento de difusão da cultura amapaense neste primeiro ano do Ciclo, mas no ano que vem teremos mais grupos parceiros desse movimento. A zona norte precisa conhecer a nossa história. Esse projeto não é só o Marabaixo, realizamos outras atividades e o espaço serve de Centro de incentivo à leitura aonde em uma campanha de arrecadação de livros de autores locais e obras de autores de outras cidades brasileiras, melhorando a qualidade de aprendizagem do ensino de 80 componentes que fazem parte do Movimento”, finalizou Déu Marabaixo.

PROGRAMAÇÃO
Dia:01/05/2015 -Abertura
06h : Alvorada de Fogos
08:00 h:Lançamento das Oficinas de Percussão de Marabaixo e Batuque.
18:00h: Apresentação de marabaixo e batuque dos ofícineiros. Primeira fase
19:00 h: Apresentação dos grupos tradicionais de marabaiixo e batuque.
21:00h: Jantar
22:00h: Aprensetação de capueira e hip hop
00:00h: Termino

Dia:13/05/2015 (DURANTE A PROGRAMAÇÃO SERA DISTRIBUIDOS PREMIOS PARA AS MÃES).
06h : Alvorada de Fogos
08:00 h: Oficinas de Percussão de Marabaixo e Batuque.
18:00h: Apresentação de marabaixo e batuque dos ofícineiros. Segunda fase
19:00 h: Apresentação dos grupos tradicionais de marabaiixo e batuque.
20:00h: Jantar
00:00h: Término


Deixe seu comentário


Publicidade