Nota 10

‘Piquenique do Amor’ celebra vida e conscientiza sobre câncer de mama, em Macapá

Em 6ª edição do evento, integrantes da Associação de Pacientes Oncológicos Unidos Pela Vida partilharam lanches e promoveram rodas de conversas com depoimentos


 

Com as palavras de incentivo e motivação “Eu sou luz” e “Fé é a força da vida”, o Governo do Amapá celebrou o Dia de Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama no sábado, 19, com o ‘Piquenique do Amor’. A atividade reuniu integrantes da Associação de Pacientes Oncológicos Unidos Pela Vida e Pelo Amor (Apouva) e familiares.

 

Em sua 6ª edição, o projeto contou com o apoio da Secretaria da Saúde (Sesa) e proporcionou um momento de lazer, bem-estar, lanche partilhado, dinâmicas, roda de conversas e depoimentos.

 

 

“Estamos realizando um momento de lazer para participantes da Apouva, que é uma ONG que cuida de mulheres que tem câncer de mama. Com o Outubro Rosa, aproveitamos esse momento para falar sobre prevenção, qualidade de vida, e o apoio do Governo do Amapá é essencial nesse momento”, explicou a referência em Saúde da Mulher no estado, Rosa Natalia.

 

A vice-presidente da Apouva, Josi Dantas, enfrenta o câncer pela terceira vez e destaca a importância de momentos para os pacientes e familiares se sentirem acolhidos, mesmo durante a rotina hospitalar.

 

 

“Incentivamos as pessoas a procurarem ajuda e fazer a prevenção, pois ela é o melhor remédio. Para pessoas já diagnosticadas, trabalhamos com o acolhimento por meio de ações, como o ‘Piquenique do Amor’, para reforçar que existe vida além do tratamento, e que vale a pena lutar por isso”, declarou Josi.

 

Entre os momentos de descontração e abraços amigos, a participante Leidiane Santos, diagnostica há 1 ano e 7 meses com câncer de mama, comemorou a oportunidade de compartilhar a sua história e motivar outras pacientes.

 

 

“Quando recebemos o diagnóstico, não recebemos um atestado de óbito, mas uma nova forma de ver a vida e lutar por ela. Nós podemos passear, brincar, e podemos viver vários desses momentos juntos. Hoje, nossa diversão vai ser esse piquenique com todos os pacientes oncológicos, assim como eu”, contou Leidiane.

 

Câncer de Mama

A campanha Outubro Rosa visa alertar mulheres, especialmente a partir dos 50 anos, cujo risco é maior de desenvolver o tumor na mama, para a necessidade de realizar os exames periódicos, principalmente a mamografia.

 


Deixe seu comentário


Publicidade